Comprar um imóvel é o grande sonho de muitos brasileiros, mas, algumas vezes, isto parece distante e eles não sabem nem por onde começar. Em grande parte dos casos, é preciso se preocupar com o valor da entrada e, posteriormente, levar em consideração os valores que deverão ser pagos mensalmente, no caso de financiamento.

Será que é possível, com hábitos simples, economizar dinheiro para comprar um imóvel? Este post prova que sim, trazendo algumas dicas que você pode facilmente aplicar no seu dia-a-dia.

1. Conheça os seus gastos

Conhecer os seus gastos é essencial se quer poupar recursos para comprar um imóvel. Por isso, é preciso anotar tudo o que você gasta, inclusive aqueles valores que, individualmente, parecem insignificantes, mas que fazem diferença no final do mês no seu orçamento. Atualmente, isso pode ser facilitado com o uso de aplicativos que permitem este controle.

2. Corte os supérfluos

Economizar dinheiro para comprar uma casa exige disciplina. Esta deverá ser utilizada para um consumo mais responsável, em que os supérfluos devem ser evitados ao máximo. Uma vez que você já anotou e sabe onde está gastando, substitua as idas ao restaurante por um bom jantar feito em casa. Outra sugestão é trocar o carro por bicicleta, o que permite, ao mesmo tempo, economizar e ter ganhos na saúde!

3. Analise e controle os gastos necessários

Já que você cortou os gastos supérfluos, utilize o mesmo raciocínio para, de maneira saudável, economizar nos gastos necessários. Tomar banhos mais curtos, evitar luzes acesas em cômodos que não estão sendo usados por ninguém, pesquisar em diferentes mercados e utilizar marcas mais baratas podem ser boas saídas para o seu orçamento.

4. Não ceda aos impulsos

Por mais que seu dia tenha sido frustrante ou que você esteja desmotivado, não ceda aos impulsos e não saia gastando sem pensar no seu planejamento. Lembre-se que cada real poderá fazer diferença no seu orçamento. Tente conversar com alguém ou esfriar a sua cabeça com uma boa caminhada e, depois disso, analise se, realmente, você está precisando daquele bem. Procure em seu guarda-roupas se tem algum substituto e considere, até mesmo, pedir emprestado para algum amigo ou amiga, principalmente se for uma daquelas peças que não são usadas com frequência, como roupas para festas.

5. Use e abuse da nova economia de compartilhamento

Você já pensou em sugerir para a sua empresa, caso ela já não tenha, um esquema de caronas? É interessante disponibilizar, em listas, os nomes e itinerários dos funcionários que vão trabalhar de carro, tais como os números de vagas disponíveis em cada automóvel. Pode ser que alguém more perto da sua casa. Caso isso aconteça, vocês poderão dividir a gasolina e o estacionamento, além de uma boa conversa até o seu trabalho.

 

Neste post, você viu que, economizar dinheiro para comprar o seu imóvel, não é uma tarefa tão complicada, mas exige dedicação, análise e corte de gastos. 

Você tem mais alguma dica para conquistar o imóvel que tanto sonha? Compartilhe com a gente!

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.