Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

06 fev 2015

Escolher o bairro em que se pretende morar é uma das tarefas mais importantes e difíceis quando se decide comprar um imóvel. Afinal, é melhor um bairro central ou afastado? Uma região comercial ou residencial? Mais próximo do trabalho ou da escola das crianças? Não é possível contemplar todas as questões, mas é fundamental considerar as prioridades da família. Por isso listamos 8 dicas que vão orientá-lo antes de fazer essa difícil escolha:

Liste o que é mais importante

É preciso eleger aquilo que é mais importante para a família. Se passar menos tempo no trânsito traz muito mais tranquilidade para todos, considere um bairro mais próximo do trabalho do casal, caso seja possível considerar as duas localidades. Se a esposa e o marido trabalharem em lugares opostos, é importante considerar quem sai mais cedo do trabalho, quem tem acesso a transporte da empresa ou quem poderá ficar com o carro para facilitar.

Pesquise os serviços do bairro

Por mais que o bairro seja calmo e agradável, ter alguns serviços essenciais próximos é uma questão de segurança. Pesquise se há escolas, farmácias, postos de saúde, padarias, supermercados e outros serviços próximos. O bairro pode ser residencial, mas precisa oferecer alguns serviços-chave.

Considere a proximidade da família

Se for importante morar perto de algum familiar porque ele necessita de atenção especial ou porque ele participa diretamente do cuidado das crianças, a proximidade deve ser recomendada. Caso contrário, lembre-se de que existem os finais de semana e feriados para visitá-los e isso não interferirá diretamente na sua rotina.

Avalie sobre bairros universitários

Regiões conhecidas por ter várias universidades ou por ser um reduto de estudantes costumam ter muitas ofertas de moradias, mas em compensação são muito badalados. Se a tranquilidade for um valor importante para a sua família, é melhor evitá-los.

Escolha uma região com opções de transporte

Por mais que você tenha carro, imagine um dia em que você estará impossibilitado de usá-lo e terá que recorrer a outras opções de transporte. É essencial verificar as linhas de ônibus, metrô, trem e ciclovias presentes na região.

Opte por uma vizinhança ativa

Pesquise o tipo de moradores presentes no bairro. Verifique se eles são organizados, se há um jornal do bairro, uma associação de moradores e se a comunidade é envolvida e comprometida com melhorias constantes. Conviver com pessoas mobilizadas em prol de causas coletivas nos traz mais segurança e nos motiva a melhorar todos os dias.

Faça pesquisas com moradores

Passe uma tarde em seu futuro bairro e ande pelas ruas, praças, estabelecimentos comerciais, escolas e pergunte para as pessoas como é viver ali. É importante anotar os fatores positivos e negativos para depois tomar a decisão.

Consulte informações oficiais

Além de perguntar aos próprios moradores, é importante consultar dados oficiais sobre segurança pública como índices de criminalidade e existência de postos policiais, serviços de abastecimento de água e esgoto, qualidade dos serviços relacionados à energia e telefonia, volume de carros no local, entre outros. Essas informações podem até parecer óbvias, mas você só descobrirá que falta água uma vez por mês no bairro se for atrás desse tipo de dado.

Você está na fase de escolher um bairro para morar? Deixe aqui outras dicas que você considera importantes antes de tomar essa decisão!

CTA_Compra-01

Posts Relacionados