Aprenda a comprar um imóvel de forma correta com o nosso guia

Comprar um imóvel é uma atividade com a qual o comprador deve ter bastante cuidado, pois é algo que demanda um grande orçamento e provavelmente será a maior transação comercial que fará na vida.

Veja a seguir um guia para se proteger de eventuais maus negócios imobiliários e descubra como comprar um imóvel com as nossas dicas.

Analise as condições do imóvel

Toda a estrutura do local deve ser verificada com muita calma e precisão. É importante olhar se há rachaduras nas paredes, resquícios de umidade ou manchas de bolor, o que pode indicar infiltração ou problemas no sistema hidráulico.

Observe também o estado da parte elétrica. Os cômodos e partes acessórias devem estar com sua estrutura sólida e bem acabada, de forma que as condições do imóvel sejam condizentes com o valor que está sendo cobrado pelo dono. As marcas de descuido do proprietário podem abrir a oportunidade para pedir abatimentos no preço ou, a depender do caso, fazê-lo pensar se não é melhor continuar sua busca por outros imóveis.

Fique atento aos documentos do vendedor

O Registro Geral (RG) e o CPF correspondem à documentação mais básica de identificação de uma pessoa em território brasileiro. Portanto, o proprietário do imóvel não só deve apresentar tais cadastros, como também apontar as numerações certas nos contratos que serão firmados entre vocês, como, por exemplo, o acordo de compra e venda. Outro ato de grande relevância é a exibição da Certidão de Casamento ou União Estável, com regime de bens, se houver, pois se o imóvel também for da esposa ou companheira ela deverá anuir com a venda.

Confira a documentação do imóvel

Além da boa fé do vendedor é fundamental examinar se o imóvel está desembaraçado para ser negociado. Nesse sentido, há muitos documentos para análise do interessado. A matrícula atualizada do imóvel, com certidão de ônus reais, deve ser solicitada no cartório da região em que ele se localiza, de forma a saber seu histórico e ter certeza de que o bem não está afetado por medida judicial.

Deve-se pedir ainda uma certidão de débito fiscal, na Prefeitura, a fim de averiguar se existem parcelas não quitadas de IPTU. Se o imóvel for uma unidade condominial, é válido pedir uma certidão de dívidas de condomínio, a ser expedida pela administradora ou pelo síndico.

As certidões negativas também são importantes: de protestos (conseguidas em cartórios); de ações trabalhistas (adquirida no portal do Tribunal Superior do Trabalho); de ações cíveis e criminais e de quitação de tributos federais (obtidas no portal da Justiça Federal); de execuções fiscais, do Município e do Estado (colhidas nos websites das respectivas Secretarias de Fazenda); e de interdição, tutela e curatela (obtida em cartórios de registro civil das pessoas naturais e de interdições e tutelas).

Ser precavido nunca é demais e vai diminuir as chances de estar fazendo um mau negócio.

Se você quer mesmo fechar a compra de um imóvel diretamente com o dono, não se esqueça de cumprir essas medidas. Você tem alguma dúvida sobre a aquisição de imóveis?

CTA_Compra-01

Deixe uma Resposta