Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

23 set 2016

Para quem vai se casar ou morar junto, um dos maiores desafios é a questão financeira. Além de todos os gastos com cerimônia e festa de casamento, o casal precisa encarar a compra ou aluguel de um novo lar, a decoração do espaço e mais todos os gastos com supermercado e contas a pagar.

Se for fazer lua de mel, então, mais um monte de despesas que podem assustar os futuros esposos. Mas calma! Com planejamento e esforço dos dois lados é possível sair dessa sem furos tão grandes no orçamento.

A seguir te mostramos como juntar dinheiro para o seu casamento e ainda ter verba para a vida a dois que está por vir. Confira:

1. Definam bem o orçamento

O primeiro passo para economizar para o casamento e a vida a dois que se seguirá após a união do casal é o planejamento. Coloque no papel todos os gastos que vocês terão, desde a cerimônia até as despesas mensais futuras. Preveja todos os custos detalhadamente, incluindo gastos, como o aluguel de igreja, a assinatura dos papéis no cartório, a entrada do apartamento ou as passagens de avião para a lua de mel.

Montando um orçamento de cada etapa do processo, você consegue mensurar melhor onde vai querer gastar mais ou menos. Se o casal não tiver renda para custear todas essas etapas, o planejamento ajudará a identificar qual deverá ser eliminada ou alterada — um financiamento de apartamento, por exemplo, pode ser ajustado para um aluguel, pelo menos até o casal se estabilizar financeiramente.

2. Abram uma conta conjunta

Uma vez que o casal tem o orçamento na ponta do lápis, é hora de abrir uma conta conjunta no banco para organizar as finanças. Se possível, abra uma conta poupança em nome do casal. Dessa forma, vocês conseguem economizar e a conta se transforma num verdadeiro fundo para o casamento.

Dependendo da situação financeira, se ainda faltar muito para alcançar o orçamento necessário, é possível inclusive compartilhar os dados da conta com amigos e familiares e pedir colaborações para a festa ou a lua de mel.

3. Criem uma planilha

Com o orçamento e a conta conjunta já aberta, é hora de controlar os gastos do casal. Crie uma planilha orçamentária com as despesas previstas para cada etapa da união e crie metas de economia para alcançá-las.

“Planilhar” os gastos do casal todo mês ajuda a entender onde os dois estão gastando demais e precisam se empenhar em cortar despesas. Uma planilha bem-feita também ajuda a organizar os investimentos, parcelas a vencer, etc.

4. Cortem gastos

Outro ponto fundamental de preocupação deve ser os cortes de despesas supérfluas, como saídas à noite, comer fora, comprar roupas ou outros objetos que não sejam de necessidade. Parece sofrimento ficar alguns meses sem aproveitar as atividades de lazer preferidas do casal, mas com um pouquinho de esforço, dá pra economizar um bom dinheiro.

Vocês podem substituir a TV por assinatura por um serviço de streaming de filmes e séries, por exemplo. Ou começar a cozinhar juntos em vez de sair pra jantar ou pedir comida por delivery. O mesmo vale para quem está acostumado a fazer compras todo mês. Se você não consegue cortar o consumismos de uma vez, ao invés de adquirir roupas e acessórios em lojas caras, passe a consumi-las apenas em lojas de departamento ou até mesmo brechós. É possível encontrar verdadeiros tesouros em lojas de usados, basta saber procurar.

5. Façam vocês mesmos

Uma tendência que está cada vez mais em alta nos casamentos é o chamado Do It Yourself (DIY), ou Faça Você Mesmo. Em vez de contratar uma empresa para montar os arranjos de mesa, você pode criar um enfeite em casa mesmo, com garrafas usadas ou velas, por exemplo. Ou então cozinhar os docinhos da festa, como esses cupcakes ou o próprio bolo da festa. Outra opção é testar suas habilidades manuais na própria decoração do ambiente, como nesse caminho ao altar super charmoso.

6. Aproveitem o networking

Pode parecer estranho, mas sua rede de contatos pode se revelar muito útil na hora do casamento, basta saber aproveitar as oportunidades. Aquela tia que é craque em fazer docinhos pode oferecer de presente de casamento os doces da festa. Um amigo que trabalha como fotógrafo ou tira excelentes fotos pode fazer o registro por um preço mais camarada. E até aquele primo novinho que entende tudo de softwares de design, pode ser o artista que vai desenhar o convite perfeito pra cerimônia, sem custos para o casal.

Nessa hora, o importante é trabalhar a cara de pau e ver quem no networking dos dois tem habilidades ou até outros contatos que possam auxiliar no corte de despesas da festa. Pedir não custa nada e ainda pode ajudar a economizar uma boa grana do casamento.

7. Apliquem o dinheiro

Uma vez que o casal está empenhado em economizar dinheiro juntos fica cada vez mais fácil de atingir as metas estabelecidas no planejamento. À medida que o dinheiro for crescendo na conta conjunta, pode ser uma boa aplicar uma parte dele em fundos de investimento de baixo risco, de forma que o dinheiro possa “crescer sozinho”.

As aplicações de renda fixa, como Tesouro Direto e CDB costumam ser as mais recomendadas para quem está começando a investir. Mas caso não entenda nada do negócio, é importante conversar com o gerente do banco ou algum amigo que entenda bastante de mercado financeiro e poderá te aconselhar sobre as melhores formas de render seu dinheiro.

8. Financiem seu imóvel

Se o casal resolver comprar um apartamento ao invés de alugar, o ideal é buscar um imóvel na planta ou que, mesmo já tendo tido proprietários anteriormente, ofereça boas opções de financiamento. Afinal, vocês não querem pagar juros altíssimos pro resto da vida nem gastar todo o dinheiro da casa ou apartamento de uma vez.

O financiamento ideal é aquele que cabe no orçamento do casal, seja usando o FGTS, financiando pelo programa Minha Casa Minha Vida, por consórcio, financiamento da Caixa ou outros. Antes de fechar negócio, pesquise bastante e informe-se sobre todos os detalhes do financiamento, desde as taxas de juros até as correções periódicas.

Com todas essas dicas de como juntar dinheiro para o seu casamento fica mais fácil começar a vida a dois sem o estresse de dívidas atrapalhando a vida do casal, não é mesmo? E você? Está nessa fase da vida? Conta pra gente o que tem feito para economizar para o seu casamento!

Posts Relacionados