Nos dias de hoje, a vida em poucos metros é uma tendência mundial. O segredo para ter um apartamento pequeno e não viver em um furacão de desordem é pensar nos detalhes de organização de cada ambiente. Ainda mais se casou há pouco tempo e precisa otimizar o espaço para os pertences pessoais e os presentes do casamento.

Separamos algumas dicas para você não precisar viver em uma bagunça eterna com a desculpa da falta de espaço. Confira!

Descarte o que não é necessário

A primeira dica é eliminar o que não é necessário para a nova etapa da vida. Se o espaço é reduzido, leve para o novo apê só o que for essencial. Acumular coisas que não têm mais funções em nossas vidas é desperdício de tempo e espaço. Jogue fora ou doe para quem precisa.

Que tal dar uma limpeza nos armários antes de montar o do casal? Se o armário é pequeno, opte também por uma arara. Ela pode te ajudar a organizar as roupas e os calçados, sem precisar esconder as coisas debaixo da cama.

Escolha mobiliário planejado ou compacto

Móveis planejados são uma boa pedida para ambientes pequenos como quarto e cozinha. Se a grana está curta, a ideia é adquirir um mobiliário mais compacto que tenha muitas funções, como mesas para cozinha com dobradiças, sofás-cama ou futons. Os móveis devem ser adequados com o espaço, portanto escolha sempre os com dimensões menores.

Verticalize

Explore as paredes, principalmente no alto. Já pensou em usar prateleiras para expor seus livros, fotos, DVDs e CDs? Elas são bem atrativas e dão um toque charmoso na decoração. As paredes também podem ser ocupadas por vasos de planta, quadros e estantes flutuantes.

Em ambiente pequenos, opte por móveis mais altos que largos. A TV, por exemplo, pode ficar acoplada em um painel.

Aumente os espaços

Quem nunca ouviu falar que usar espelho faz o ambiente parecer maior? Isto é verdade e é um truque infalível para a decoração de apartamentos pequenos. Espelhos dão leveza e deixam o ambiente com ares de organizado.

A iluminação também ajuda. Cores claras, por exemplo, dão a sensação que o espaço é maior do que realmente é. Curinga no quesito organização, os pontos focais de iluminação trazem um charme ao local e esconde as imperfeições do ambiente.

Outra dica é evitar objetos e móveis como banquetas, mesinhas e puffs no meio do caminho. O ideal é deixar os cômodos do apartamento com mais circulação.

Seja criativo

Ser criativo nos dias de hoje em espaços reduzidos é mais do que obrigação. E na onda da reciclagem, utilize objetos que seriam descartados para organizar os pertences. Caixas de sapatos podem servir para deixar gravatas e peças íntimas em ordem.

Mesma coisa com os cabides, que podem ser acoplados uns aos outros por correntes ou lacres de refrigerante, reduzindo o espaço para organizar as roupas nos armários. Outra dica é utilizar ganchos no interior das portas dos guarda-roupas para pendurar cintos e cachecóis.

Animado para colocar tudo em ordem no novo apê? Conte pra gente nos comentários.

Deixe uma Resposta