Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

19 maio 2016

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) demonstrou o aumento no número das famílias brasileiras que estão endividadas ou com contas em atraso. Pouco mais da metade dos brasileiros — 62,3% — não estão com as contas em dias.

Entre as principais dívidas estão o cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de lojas, empréstimos e prestações de carro ou imóvel. Isso acontece, principalmente, pela ausência de um planejamento financeiro pessoal que, apesar de muito discutido, ainda não é adotado por muitas famílias.

Nessas situações, o planejamento financeiro, tanto para pessoas quanto para empresas, auxilia a manter as contas em dia e a atingir objetivos sem comprometer as finanças. Da mesma forma que uma empresa precisa crescer mantendo as contas equilibradas, um cidadão também necessita saber se programar, estabelecer metas e se antecipar para alcançá-las.

Por quê é imprescindível o uso de planilhas de planejamento financeiro pessoal? Saiba o que elas são e veja alguns modelos muito úteis:

Para que servem as planilhas de planejamento financeiro?

São planilhas que permitem acompanhar as receitas e despesas. Há uma grande importância nessas duas atividades: com elas você não deixará seu futuro financeiro à própria sorte.

Controlar algumas variáveis é determinante para o sucesso financeiro, assim não será preciso contar apenas com a sorte para alcançar objetivos. O primeiro passo ao utilizar uma dessas planilhas de planejamento financeiro pessoal é determinar qual é a nossa atual riqueza.

É simples: basta avaliar qual é o valor dos bens e somar com os investimentos. Dessa forma, é possível mensurar quanto crescemos com a adoção do planejamento financeiro.

Como estabelecer metas?

A partir daí, é possível estabelecer metas relacionadas ao consumo, a exemplo da compra do imóvel que é, atualmente, a necessidade de muitas pessoas que adotam o planejamento financeiro. As metas auxiliam a alcançar objetivos, pois, com ela, é possível transformar os números dos resultados, analisar se está tudo indo de acordo com o planejado e o que precisa de mudanças.

Estabelecendo metas é possível controlar as variáveis. Não é difícil, basta fazer um planejamento, segui-lo conforme suas próprias regras e verificar periodicamente a sua evolução.

Quais são as planilhas de planejamento financeiro pessoal?

Existem diferentes planilhas de planejamento financeiro pessoal que atendem a diferentes necessidades. Veja alguns exemplos:

IDEC

As planilhas de planejamento financeiro pessoal do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é indicada, principalmente, para quem nunca fez um orçamento pessoal. Essa planilha para Excel permite acompanhar a origem e o destino das receitas, identificar hábitos de consumo, determinar prioridades, entre outras atividades com instruções e definições de termos para ajudar no planejamento.

BM&Fbovespa

Essa é uma das planilhas de planejamento financeiro pessoal indicada para indivíduos mais dinâmicos, uma vez que reúne, em uma única aba do Excel, o orçamento de todos os meses do ano. Com ela, é possível determinar as despesas e receitas, além de anotação referente aos investimentos.

Dinheirama

Disponível para Android e iOS, a ferramenta on-line Dinheirama é uma planilha de planejamento financeiro pessoal, indicada para quem esquece algum gasto ou precisa de praticidade. Com ela, é possível fazer upload de extratos bancários e importar, automaticamente, as informações. Também é possível criar relatórios e gráficos, sem a necessidade de lançar cada transação feita.

O que achou deste artigo? Não deixe de acompanhar o nosso blog para saber as novidades e conte para a gente, nos comentários, se restou alguma dúvida!

 

Posts Relacionados