Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

07 dez 2016

A compra de um imóvel é sempre uma decisão importante, pois significa um investimento considerável que, muitas vezes, só é possível após muita economia, planejamento e esforço. Por isso, quem procura por uma casa ou um apartamento, deve ter uma atenção muito grande com a construtora responsável pelo empreendimento.

Afinal de contas, além das dores de cabeça que um imóvel mal projetado e mal construído pode trazer no futuro, existe o risco da compra ser feita junto a uma empresa sem idoneidade e que pode causar grandes prejuízos para os clientes, entre outros dissabores, como os intermináveis atrasos na entrega ou a entrega de algo diferente daquilo que foi acertado em contrato.

Para ajudá-lo a ficar longe desses problemas, preparamos esse artigo, com 9 dicas sobre o que você deve fazer na hora de escolher uma construtora de imóveis:

1. Procure a ajuda de um profissional

O mercado imobiliário está cheio de particularidades que nem sempre o consumidor leigo está apto a identificar ou interpretar. Por exemplo, há questões relacionadas à documentação do imóvel, ao acabamento ou valor de mercado, que exigem um conhecimento específico que só a experiência de um profissional do setor é capaz de detectar e de analisar. Além disso, com o conhecimento que tem, o profissional também será capaz de avaliar com maior segurança a qualidade da construtora com a qual você pretende fazer negócio.

Portanto, procure um corretor de imóveis devidamente credenciado e converse com ele sobre a qualidade das construtoras e dos imóveis que elas ofertam.

2. Avalie o tempo de mercado

Há uma máxima muito conhecida no mundo dos negócios que diz que um cliente satisfeito costuma falar sobre a própria satisfação para algumas pessoas mais próximas. Porém, o cliente insatisfeito tende a falar pra todo mundo, o máximo que puder.

E é isso mesmo. Se um atendimento, um produto ou um serviço não nos agrada, a vontade que a pessoa tem é de publicar nas redes sociais e contar para o maior número de pessoas quanto for possível. Por isso mesmo a má fama corre rápido, ao passo que um bom conceito leva muito tempo para ser construído.

Sendo assim, empresas com má fama tendem a permanecer pouco tempo no mercado, enquanto aquelas que, com qualidade, honram seus compromissos com a clientela tendem a permanecer por muitos e muitos anos em atividade.

Portanto, quando estiver selecionando uma construtora de imóveis, procure saber o tempo que ela tem de mercado. Esse pode ser um bom indicativo de confiabilidade que a empresa é capaz de oferecer.

3. Conheça o histórico

Contudo, o tempo não é um indicativo suficiente, uma vez que mesmo uma construtora com longo tempo de mercado pode cometer alguns deslizes e se manter em atividade, a despeito de problemas que tenha causado a clientes. Por isso, além do tempo de existência, também leve em consideração o histórico da empresa.

Para tanto, procure conhecer a conceituação que ela tem no mercado em que atua. Informe-se também sobre os empreendimentos imobiliários que já construiu e procure conversar com antigos clientes, para descobrir o nível de satisfação que eles têm com relação à construtora. Nessa hora, você também poderá aproveitar para conhecer o padrão construtivo da empresa e certificar a qualidade das construções.

4. Conheça a saúde financeira da construtora

Ao mesmo tempo, procure saber se a construtora está bem financeiramente, se paga em dia os funcionários e os fornecedores, se não tem problemas com dívidas bancárias ou outros que possam atestar que ela está em condições de honrar os compromissos assumidos.

5. Verifique se tem prêmios e certificações

Construtoras bem conceituadas se tornam merecedoras do reconhecimento de instituições que avaliam o mercado e que atribuem premiações diversas, como, por exemplo, de soluções habitacionais, sustentabilidade dos processos e humanidade na lida com os funcionários. Com certeza, empresas premiadas mantêm políticas que podem dar ao cliente a tranquilidade de que estão negociando com pessoas sérias.

Em outra medida, justamente para garantir a boa qualidade dos processos que desenvolvem e, assim, conseguirem manter o melhor padrão junto ao mercado, as boas construtoras buscam certificações de qualidade, como a ISO 9001. Ser certificada quer dizer que a empresa segue rigorosos padrões produtivos o que, mais uma vez, confirma a seriedade e o compromisso com a boa qualidade do que constrói.

6. Conheça a maquete e todos os detalhes da construção

As boas construtoras se esforçam ao máximo para dar clareza aos clientes sobre os imóveis que elas vendem. Por isso, além das plantas dos empreendimentos que estão em fase de lançamento, elas também disponibilizam uma maquete detalhada da construção, que dará ao candidato à compra uma visão perfeita do que ela pretende entregar.

Quando estiver conhecendo a maquete, não se acanhe de perguntar sobre todos os detalhes da construção: tamanho dos cômodos, tipos de materiais empregados na construção, revestimentos, número de vagas de garagem, etc. Quanto maior for a disposição por informar e a clareza da exposição que a construtora apresentar maior será a tranquilidade em fazer negócio com ela.

7. Analise o projeto da incorporação do empreendimento

As boas construtoras não trabalham de maneira irregular, o que exige que o projeto de incorporação do empreendimento seja aprovado pela prefeitura do município onde ele se encontra e também devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade. Essa documentação é pública e dará a você a segurança de que a construtora segue as regras da boa conduta.

8. Leia todos os documentos atentamente

Uma boa construtora faz questão de deixar o cliente informado sobre tudo o que diz respeito à negociação. Portanto, não deixe de ler todo o material que ela fornecer, desde os panfletos publicitários, até os documentos relacionados ao imóvel.

Antes de sacramentar a compra, leia também o contrato com bastante atenção e não deixe de perguntar sobre todos os pontos de dúvida, que serão esclarecidos com muito boa vontade por quem se preocupa com o bom atendimento.

9. Compare os imóveis

Quando estiver bem informado sobre a construtora, procure compará-la com outras de mesmo segmento de mercado. Relaciona as qualidades dos imóveis, os preços, as condições de pagamento, as taxas de juros e, é claro, a qualidade de atendimento.

Com essa comparação você terá o argumento final que dirá a você qual é a melhor construtora de imóveis para você fazer negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher uma construtora, deixe aqui o seu comentário. Teremos satisfação em poder ajudar.

Posts Relacionados