Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

28 jul 2017

Seja na moda, na arquitetura ou na decoração, o vintage sempre divide a atenção com as tendências contemporâneas. O termo é utilizado para descrever peças clássicas de outras épocas que ainda continuam se destacando e chamando a atenção.

Se você tem uma dessas peças em casa e quer dar uma cara nova a decoração, é possível restaurá-la com métodos e materiais sem muitas complicações. Confira as dicas que separamos para você transformar aquele móvel que está encostado na garagem e renovar o ambiente do seu apartamento.

Vida nova com cores

Cores vibrantes estão em alta e são uma ótima forma de dar vida nova a sua sala ou cozinha com um toque bem original. Móveis de madeira, por exemplo, podem ser renovados com uma pintura simples. Para o processo completo, você vai precisar de lixa de madeira, tinta acrílica branca e tinta a base de água da cor que escolher.

Primeiro, é preciso lixar a peça para eliminar sujeira acumulada e nivelar a superfície. Para eliminar o resíduo de madeira gerado nesse processo, limpe o móvel com uma flanela úmida. Em seguida, cubra o móvel com uma camada de tinta acrílica branca, aplicada com pincel de pelos, para que a tinta colorida possa cobrir a madeira de maneira uniforme.

O ideal para cobrir a madeira são tintas sintéticas à base de água, que podem ser encontrados em tonalidades foscas ou brilhantes e nas mais variadas cores. Aplique a tinta com rolinhos de espuma ou pincel de pelos e aguarde a secagem por cerca de 24 horas. Para garantir uma superfície impecável, aplique uma segunda demão de tinta e deixe secar por mais um dia.

Dica: não se esqueça de proteger o piso com jornais ou outro material, e de colocar uma roupa que possa correr o risco de respingar tinta.

Bonito, versátil e útil

O vinil adesivo, também conhecido como plástico contact, é uma ótima opção para envelopar superfícies, isto é, cobri-las totalmente. Podem ser encontrados em várias cores e texturas, e possuem ainda a vantagem de ser impermeável, o que ajuda a proteger o material da umidade e ação do tempo.

Mas não se limite a essa possibilidade. O vinil adesivo, é bastante fácil de manusear, podendo ser recortado com uma tesoura simples nas mais variadas formas e padrões. Coloque a criatividade para trabalhar, combine cores, formas e linhas para transformar uma peça simples em uma verdadeira obra de arte.

Cuidado com seus tesouros

Belos e duráveis, os móveis coloniais tem um estilo décor mais rústico e rico em detalhes.  Feitos em madeira nobre, sua resistência ao desgaste é tanta que muitas peças tornam-se pequenos tesouros de família, passados de geração em geração.

Por ser uma peça de alto valor, muitas vezes financeiro e afetivo, é recomendável que a sua restauração fique a cargo de um bom profissional, que saiba recuperar sua beleza sem danificar a superfície.

Para a manutenção e limpeza, você pode limpar com um pano levemente úmido, e aplicar uma cera própria. Eventualmente, quando o móvel adquirir um aspecto embaçado, remova o excesso de cera esfregando levemente uma esponja de aço, e reaplique o produto.

Nova cara, nova função

Por fim, lembre-se que um móvel oferece inúmeras possibilidades e funções. Se você acabou de restaurar uma cômoda, por exemplo, mas não tem espaço para ela no seu quarto, solte a criatividade: coloque-a na sala ou cozinha, conferindo nova utilidade e dando personalidade a decoração daquele ambiente.

Ouse experimentar, combiná-lo com vários acessórios e ambientes. Gostou das dicas e está pronto para colocar a mão na massa? Compartilhe nos comentários seus resultados e ideias.

Posts Relacionados