Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

24 ago 2016

A compra de um imóvel pode significar a realização de um sonho para as famílias que a realizam. Mas, se alguns passos não forem seguidos antes da formalização da compra, essa aquisição pode gerar muita dor de cabeça.

Como evitar 5 erros que podem fazer o sonho da casa própria virar um pesadelo? Descubra no nosso artigo de hoje!

1- Leia todo o conteúdo dos contratos

Nunca assine nenhum documento sem ler e compreender o conteúdo deles. No caso da compra de um imóvel, isso pode significar a renúncia de algum direito fundamental no futuro. 

Também pode designar que os reajustes de valores de financiamentos estarão fora dos índices oficiais, prejudicando o comprador do imóvel.

O ideal é que você consulte um advogado antes de assinar qualquer contrato, mas nem todos terão tanta importância quanto o da compra de um imóvel. Por isso, se possível, leve um advogado para que nenhum detalhe escape no momento da assinatura.

2- Pesquise o valor do metro quadrado da região

Não se deixe iludir por benefícios de um condomínio no estilo clube, por exemplo. O que você precisa considerar é o tamanho do apartamento e o preço médio da região.

Se o edifício possui facilidades, como academia ou piscina, isso não deve ser considerado como área útil.

Os imóveis vendidos na planta também devem possuir valor menor do que os prontos. Afinal de contas, ainda não podem ser utilizados e possuem o risco adicional da não entrega por parte da construtora.

3- Considere todos os custos do imóvel

Quando se compra um imóvel, deve ser considerado o conjunto de custos, como os impostos e as taxas que são componentes de uma operação de compra. Deve-se pagar IPTU, ITBI, custos com escritura e com registro do imóvel, além da atualização das parcelas futuras.

Sendo assim, faça as contas bem direitinho para não assumir valores que não poderá pagar no futuro. Caso declare uma dívida que futuramente não poderá quitar, os prejuízos serão maiores, pois haverá custos de retomada do imóvel por parte do banco que financiou, estragando o sonho da casa própria.

4- Verifique o histórico de todas as partes vendedoras

Não é todo dia que se compra um imóvel. Então, para evitar erros, busque informações sobre ele. Procure saber se possui alguma restrição à venda (como é o caso de imóveis recebidos em herança) e se os vendedores possuem algum histórico de problemas em relação à entrega dos imóveis. por exemplo.

Até mesmo o corretor, que é quem realiza a intermediação e geralmente mostra o produto, deve possuir registro nos órgãos competentes. Busque sempre um bom preço, mas desconfie de imóveis muito baratos.

5- Visite o imóvel em horários diferentes

Se você visitou o imóvel apenas no período da tarde, provavelmente não sabe como ele é durante a noite ou de manhã bem cedinho, quando todos saem para trabalhar. E aos finais de semana? Há bares próximos? Isso pode deixar o local muito barulhento e você só terá como ver isso quando se mudar. Para evitar este tipo de problema, vá até lá quantas vezes for possível, em dias de semana e em finais de semana.

 

Seguindo todos estes passos, você evita problemas e realiza o sonho da sua família da melhor forma possível.

O que achou do artigo? Compartilhe-o para que seus amigos fiquem por dentro também!

 

Posts Relacionados