Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

21 dez 2016

Você já deve ter escutado que “quem casa, quer casa”. A frase é antiga, mas continua verdadeira, afinal, sair do aluguel e colocar os pés no primeiro apartamento é um sonho que passa na cabeça de todo casal, não é verdade?

Que tal conferir nossas 5 dicas para organizar as finanças do casal e transformar esse sonho em realidade?

1. Definam prioridades

O casal que pretende comprar o primeiro apartamento sabe que a tarefa vai exigir muita dedicação dos dois e, por isso, é importante definir prioridades.

Coloque todas as despesas no papel e veja se é possível controlar os gastos. Vocês costumam sair para comer uma pizza todos os finais de semana? Já pensou em deixar a saída para uma vez ao mês e preparar um jantar romântico em casa?

É nas pequenas despesas que você vê seu dinheiro indo embora e deixando você cada vez mais distante do imóvel próprio.

2. Economizem juntos

A maioria dos casais não consegue comprar o apartamento próprio apenas com a renda de um dos parceiros. Unir as receitas é a melhor alternativa para a realização desse sonho e também para cobrir imprevistos que podem comprometer o pagamento das futuras prestações

Uma alternativa para vocês organizarem melhor as finanças do casal antes da compra é abrir uma poupança e uma conta conjunta, assim os dois contribuem com parte do dinheiro para dar a entrada no imóvel. O ideal é que vocês tenham pelo menos 15% do valor do bem no momento de fechar o negócio.

Não se esqueça também que vocês podem ainda utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para dar entrada no apartamento, abater o saldo devedor a cada 2 anos ou mesmo quitar o imóvel.

3. Pesquise as opções de financiamento

Felizmente, o mercado oferece diversas opções de financiamento de imóvel e vocês precisam pesquisar qual é a melhor alternativa para o casal. Você pode contratar um consórcio, aderir ao programa Minha Casa Minha Vida, ao SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) e ao SFH (Sistema Financeiro da Habitação) ou ainda diretamente com a construtora.

Entre nos sites dos bancos e financeiras e faça simulações para descobrir como ficaria o financiamento caso vocês fossem comprar o apartamento hoje. Isso ajuda o casal a ver como essas prestações vão se encaixar no orçamento de vocês.

Não se esqueça de perguntar também sobre os valores das taxas e seguros que constam no valor da prestação.

4. Coloque todos os detalhes por escrito

Para evitar qualquer problema no futuro, seja por causa de uma separação ou morte de um dos parceiros, é importante que o casal deixe por escrito uma descrição da participação de cada um na compra do imóvel.

No caso de casamento realizado no regime de comunhão parcial de bens, cada um terá direito a 50% do imóvel, mesmo que ele tenha sido comprado apenas no nome de um dos parceiros.

5. Cuidado com o seguro habitacional

Sabe aquelas taxas que falamos ao longo desse texto e que estão incluídas no valor da prestação? Elas contemplam o pagamento do MIP (Seguro para Morte e Invalidez Permanente). Quando a compra do imóvel é feita pelo casal, esse seguro quita o saldo devedor do financiamento em caso de invalidez permanente ou falecimento de um dos parceiros.

Atenção: a cobertura do MIP é proporcional ao percentual de participação do segurado morto ou inválido. Por exemplo, se seu marido for responsável pela metade do pagamento das parcelas e vir a morrer, apenas a parte do saldo devedor dessa participação dele será quitada. Na dúvida, procure um advogado para ajudar com essas questões.

Com essas dicas vocês estarão mais perto de organizar as finanças do casal e sair do aluguel. Siga a Precon Engenharia no Facebook e fique por dentro de outras informações e novidades para conquistar o primeiro imóvel!

Posts Relacionados