Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

07 dez 2015

O sonho da casa própria está se tornando, cada vez mais, uma grande realidade. A crise econômica vivida pelo Brasil atingiu diretamente os preços dos imóveis. Os valores desaceleraram e estão mais acessíveis para compra. Mas, nesses momento, sempre surge uma dúvida: comprar imóvel na planta ou um apartamento em estoque?

Cada um dos casos tem suas particularidades. Conhecer profundamente todas elas é essencial antes de tomar qualquer decisão, afinal, estamos falando de uma ação que faz parte de um planejamento de vida.

Nesse post, vamos mostrar as vantagens de seguir pelo caminho do imóvel na planta. Vamos ajudar você a entender os benefícios e os cuidados que é preciso ter nesse tipo de investimento. Vamos lá?

Cuidados antes de investir em um imóvel na planta

Antes de descobrir as vantagens de investir em um imóvel na planta, é preciso conhecer os cuidados importantes para tomar uma decisão.

São diversos detalhes que podem influenciar seu investimento, tanto para o presente, quanto para o futuro. Alguns deles são mais básicos; outros exigem um conhecimento mais profundo. Mas, no fim, todos te ajudam a não tomar sustos no futuro.

É sempre bom se fazer questionamentos como: o que você sabe sobre a localização do imóvel? Quais são os acabamentos? Analisou os detalhes do seu financiamento? Olhou a planta e verificou se ela atende seus desejos?

Vamos avaliar cada um deles para você fazer a melhor escolha:

1. Localização

Neste caso, você precisa pensar em dois pontos: se o imóvel na planta é para investimento ou para morar quando estiver pronto. Por quê?

Primeiro, se for um investimento visando uma venda, é preciso conhecer bem a localização do imóvel para saber se será valorizado futuramente. Faz toda diferença escolher uma região com potencial de crescimento, que, possivelmente, terá comércios e, consequentemente, novos moradores. Pesquise antes e procure informações com especialistas.

Segundo, se o imóvel na planta for um investimento pensado para o planejamento familiar é essencial se ela atende o que você espera. Por exemplo: o apartamento tem padarias, supermercados e outros comércios próximos? É uma região com boas vias de acesso ou que não tenha muito trânsito? Possui lazer para seus filhos? Oferece segurança para circular?

2. Acabamento

O imóvel na planta não existe, mas é possível saber informações sobre seu acabamento. Existe um documento chamado memorial descritivo da obra que detalha essas informações, não só da parte interna do apartamento, como também das áreas comuns, como salão de festas e hall de entrada. Peça à sua construtora.

Confira se o acabamento é de qualidade e, se no ato da entrega, tudo o que foi detalhado está presente. Use as vistas 3D para comparar com o final da obra. Depois, é só se preocupar com a decoração!

3. Minha Casa Minha Vida

Atenção para esse detalhe. Se você optou por financiar seu imóvel na planta pelo Minha Casa Minha Vida, ele pode valorizar e ultrapassar o limite do programa durante a obra.

Esse problema, no entanto, não se enquadra em imóveis financiados desde o início da construção. Portanto, fique tranquilo!

4. Construtora

Conhecer profundamente a construtora em que você vai investir é essencial. Afinal, estamos falando de um produto que não está pronto e que pode ser a promessa de um sonho. Saber da história, ter confiança nos profissionais e em sua estrutura é muito importante.

Vantagens de se investir em um imóvel na planta

Você já entendeu os principais cuidados que é preciso ter ao fazer esse tipo de investimento. Mas, isso não é suficiente para saber se vale realmente a pena comprar um imóvel na planta.

Do preço à possibilidade de desenvolver um projeto que é do seu jeito, as vantagens são muitas. Listamos algumas delas para você partir de uma vez para a realização desse sonho.

1. Menos preocupações

Já imaginou não ter que cuidar da manutenção elétrica, hidráulica e outros tipos de reformas? Pois é! Como o imóvel será entregue novo, você não terá esse tipo de preocupação por um bom tempo.

2. Mais possibilidades

Um apartamento pronto para morar não permite muitas mudanças. E se você quiser fazê-las, pode sair caro. Com imóveis na planta, você tem opções de projetos, acabamentos e outros detalhes que vão atender aos seus desejos.

Além disso, existem alguns casos em que é possível alterar formatos como, por exemplo, construir uma sala diferente ou um terraço maior.

3. Mais valorização

Pode ser uma grande vantagem comprar um imóvel na planta para quem estiver pensando em investimento. Afinal, ele é valorizado ao ser entregue, comparado ao preço pago no início.

Isso se dá por uma série de fatores: desde o crescimento da região em que ele está localizado até preços de apartamentos que voltam a ficar aquecidos com o tempo.

Nesse caso, opte por unidades com etapas de entrega mais longas.

4. Mais facilidade

Uma boa vantagem do imóvel na planta é que ele pode ser 100% negociado. Além disso, é possível ter mais flexibilidade nas formas de pagamento, com financiamentos mais interessantes e menos burocracia na aprovação do crédito pessoal.

O comprador também pode aumentar os valores pagos pelas parcelas, enquanto o imóvel ainda está em obras, abatendo o valor total na entrega das chaves.

Por outro lado, é possível transferir o saldo devedor do imóvel para um financiamento bancário, depois que as chaves são entregues, aumentando o prazo para pagamento e diminuindo o valor da prestação.

5. Mais lucro

Existem muitos apartamentos prontos que têm preços melhores que imóveis na planta. Mas, com uma boa pesquisa, você pode encontrar opções que são mais baratas na planta do que construídos.

Para quem está de olho na valorização e no investimento, essa também é uma vantagem excelente. Você compra por um preço abaixo do praticado no mercado e vende futuramente por um valor que pode chegar ao dobro do gasto inicial.

Agora, você já sabe tudo o que precisa para comprar seu imóvel na planta. Não perca tempo! Mas, se ainda ficou alguma dúvida, deixe nos comentários! A Precon está aqui para ajudar você.

CTA_Compra-01

Posts Relacionados