Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

29 jul 2016

Conquistar o seu primeiro apartamento e morar sozinho merece uma grande comemoração. Afinal de contas, pode representar a emancipação dos pais e o início de uma nova fase da vida. Mas, após a euforia inicial, a ficha cai e, caso você não se programe adequadamente, terá de recorrer novamente à família ou a empréstimos emergenciais caros, contrariando seus objetivos primordiais. Isto porque tamanha independência possui um preço muito além do valor do imóvel e que precisa ser colocado na ponta do lápis antes de arrumar as malas e se mudar.

Compilamos neste post uma série de informações para ajudar na sua decisão, além de trazer as principais vantagens de morar sozinho. Quer investir neste sonho? Então leia com bastante atenção.

O momento certo para morar sozinho

Não existe idade certa para desejar ter seu próprio lar. Uns vão se sentir tentados ainda no início da vida adulta, outros, ainda solteiros, por volta dos 40 anos.

Normalmente, este sonho acomete jovens que já possuem uma fonte de renda satisfatória para se responsabilizarem pelas próprias contas ou pessoas que pretendem se casar em breve.

Sendo assim, a vontade de adquirir seu imóvel pode vir quando a casa dos pais começa a ficar pequena demais para as suas vontades e incompatível com o seu desejo de liberdade, ou, ainda, quando um aluguel torna-se inviável, comprometendo, a longo prazo, a sua renda e de seu parceiro.

Oportunidades para a compra de imóveis e opções de financiamento

Comprar seu primeiro apartamento costuma ser bem mais vantajoso que do alugar. Não é preciso uma renda muito alta para aproveitar promoções e oportunidades do mercado imobiliário, como alguns programas de financiamento habitacional mais acessíveis.

Minha Casa, Minha Vida

Este é um dos programas mais requisitados desde 2009, ano em que o governo federal lançou o subsídio. Configura-se como uma boa oportunidade, visto que abrange famílias com renda bruta mensal de até R$6 mil reais e também permite utilizar o FGTS para abater a dívida.

Planejamento financeiro

Após escolher o financiamento mais adequado à sua renda, é preciso analisar as despesas que você terá além da prestação do imóvel. Se na casa dos pais você pagava apenas uma ou nenhuma conta, saiba que, em sua residência, as despesas com luz, condomínio, alimentação, internet e telefone serão exclusivamente suas.

Além delas, as despesas pessoais, como faculdade, prestação do carro e cartão de crédito serão mantidas e precisam entrar no planejamento financeiro.

Por isso, comece a economizar desde já: crie planilhas financeiras, corte os gastos supérfluos, liquide as dívidas e faça as pazes com o seu dinheiro. Principalmente porque, morando sozinho, você terá que manter uma reserva no caso de despesas de última hora. E estas são absolutamente comuns, como: para comprar remédios repentinamente, para reparos no imóvel ou para o conserto de algum aparelho doméstico.

Vantagens incríveis de comprar o seu apartamento

Possibilidade de compartilhar as despesas com quem ama.

A prerrogativa de ser casado é que todas as despesas mencionadas acima podem ser divididas entre você e seu cônjuge, aliviando o planejamento financeiro frente à aquisição de um imóvel. No entanto, não é somente comprar, mas também mobiliar, decorar, comprar eletrodomésticos e, no caso de filhos, o casal também precisará se atentar a outras várias despesas que toda criança demanda.

Assumir a responsabilidade da administração do imóvel.

Você é organizado? Saiba que a organização é uma virtude quando você tem o seu próprio apartamento, não só com as despesas do financiamento, como também com a organização da casa. Pode parecer óbvio, mas, aquelas pessoas que contavam com mordomias na residência anterior, se esquecem que agora precisam ser responsáveis pela organização, decoração e cuidados que um imóvel precisa.

Poder definir decoração e rotinas a sua maneira.

Se na casa da sua família as tarefas eram divididas entre os vários membros, no seu apartamento tudo ficará sob a sua responsabilidade. Mas, se o trabalho dobra, por outro lado, você pode determinar como tudo será administrado.

Planeje realizar um pouco da limpeza no fim de cada dia ou uma grande faxina no fim de semana, assegurando um tempinho livre para o lazer ou descanso.

Se for dividir com alguém, saiba que os esforços serão redobrados mediante a união de duas pessoas de costumes diferentes, e, como cada uma foi criada de uma forma diferente, pode complicar um pouco na hora de definir como tudo será feito. Os dois precisarão conciliar os horários e a administração do lar ou a convivência será em pé de guerra.

Reunir amigos quando e como quiser.

Poder receber os amigos é uma grande vantagem tanto para as pessoas que moram sozinhas quanto para os casais. Mas, pensar que é permitido organizar festinhas com frequência morando em apartamentos pode ser uma ilusão, mesmo para aqueles que possuem um espaço reservado para eventos. Todo condomínio possui leis rigorosas quanto ao barulho e som alto a partir de determinados horários, sem contar os custos.

Conquistar novas amizades.

Morar sozinho em um apartamento novo significa ganhar novos vizinhos, o que pode ser uma ótima maneira de conquistar novas amizades. Mas, cuidado para não colecionar também inimizades no prédio. A política da boa vizinhança é uma ferramenta extremamente importante, pois, caso precise de algo com urgência, estes novos conhecidos serão pessoas a quem você poderá recorrer e que irão ajudá-lo no caso de você estar longe de parentes e amigos.

Ter tranquilidade e privacidade.

Morar com os pais pode ter alguns inconvenientes e a privacidade e tranquilidade são itens quase sempre negligenciados nesta relação. Morar sozinho permite desfrutar estes dois aspectos, em um apartamento exclusivamente para você.

Suas manias e desejos excêntricos nunca mais serão questionados ou criticados, sem contar o fim do controle de horários de saída e chegada.

Morar sozinho ou mudar-se para o seu apartamento com algum amigo ou cônjuge é uma experiência única e também uma grande evolução no aspecto financeiro. Ainda que este investimento comprometa suas saídas e viagens a lazer no curto prazo, será um bem que lhe dará conforto e segurança.

Agora que você já tem boas considerações para analisar, quais são os fatores que mais te incentivam a levar este projeto adiante? Conte pra gente. Deixe aqui embaixo o seu comentário.

Posts Relacionados