Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

07 ago 2014

 

Com pequenas mudanças em seu apartamento e sem gastar muito, você pode mudar completamente sua moradia, deixando-a mais bonita e aconchegante. Uma forma simples de fazer isso é melhorando a iluminação que você tem em cada cômodo do seu apartamento.

Existem diversos tipos de lâmpadas, sendo que cada uma traz mais vantagem em determinado ambiente da casa. Por isso, é interessante que você conheça essas diferenças e saiba qual iluminação deve ser utilizada quando você quer tornar um lugar mais relaxante ou mais estimulante para o seu dia a dia. Além disso, escolher corretamente suas lâmpadas também pode ajudar na economia mensal de energia elétrica, o que é muito útil.

Portanto, preste atenção nas dicas a seguir e veja quais os melhores tipos de iluminação para cada cômodo. Assim, você ganha em economia e, com pequenas mudanças, transforma sua residência em um lugar com muito mais vida!

Quartos

O quarto é utilizado principalmente para descanso. Por isso, a melhor opção é que haja uma luz central e amarela, pois esse tipo causa um efeito relaxante na pessoa. Hoje em dia, existem lâmpadas fluorescentes amarelas, que podem ser até 80% mais econômicas que as incandescentes.

Porém, o quarto também é utilizado muitas vezes para leitura e para a pessoa se vestir. Se este for seu caso, você pode colocar luzes complementares, como um abajur ao lado da cama para facilitar a leitura. Da mesma forma, se a luz geral é fraca para você enxergar o interior de seu roupeiro de noite, por exemplo, é interessante colocar uma luz dentro do próprio armário.

Salas de estar e de jantar

Muitas vezes esses dois ambientes são interligados: de um lado temos a mesa de jantar e, do outro, sofás e televisão. Portanto, você precisa pensar na luz desse cômodo, respeitando cada ambiente em particular.

Em geral, a luz amarela também é uma boa opção para sua sala, pois normalmente esse lugar é utilizado antes da pessoa ir dormir e assim ela já vai se acalmando. Entretanto, esse ambiente também é usado para receber amigos, ter conversas familiares e confraternizar. Nessas horas, você não quer estimular que as pessoas tenham sono, então a melhor alternativa é criar pontos de luz específicos.

Mesmo que você priorize a luz amarela em todo o ambiente, coloque uma luz direcionada sobre a mesa de jantar, para que as pessoas e a comida possam ser vistas com clareza. No ambiente da sala de estar, você pode utilizar lâmpadas coloridas ou brancas, focando em áreas e objetos que você queira salientar. As lâmpadas dicroicas em LED podem ser uma boa opção nesse cômodo, pois não emitem muito calor e têm baixo consumo de energia.

Banheiros

Os banheiros são um local de higiene, precisando ser bem iluminados para facilitar sua limpeza e manutenção. Portanto, o ideal para esse tipo de ambiente são as luzes brancas, que deixam tudo muito claro.

Porém, o espelho do banheiro é normalmente utilizado por mulheres ao se maquiarem e por homens quando fazem a barba. Desse modo, são necessárias luzes localizadas, como focos de luz sobre a bancada da pia. Assim você impede que uma luz vinda do teto crie sombras no rosto da pessoa quando ela se olhar no espelho. Nesse ambiente, também podemos utilizar lâmpadas dicroicas nas laterais do espelho, de forma que todo o local ganhe mais luminosidade.

Cozinha

Na cozinha, precisamos evitar a criação de sombras e permitir que os alimentos e as atividades no fogão sejam vistas com total clareza. Portanto, para este local também são adequadas luzes brancas, pois estimulam à atividade e dão a impressão de um ambiente limpo. Se você utilizar lâmpadas fluorescentes, ainda ganha em economia e produz menos calor, o que é muito útil, pois a cozinha já é um local quente por causa do fogão. E além da lâmpada normal no teto, é interessante você colocar pontos de luz estratégicos em locais que podem ter sombra, como abaixo de armários aéreos, acima de bancadas de trabalho e do fogão.

Estes são os principais cômodos de um apartamento, mas se você tiver outros ambientes na sua residência, como um escritório, aplique a seguinte lógica: lâmpadas brancas sempre estimularão à atividade, luzes amarelas trarão uma sensação de relaxamento e luzes coloridas deixarão o ambiente mais criativo e descontraído. Assim, para um escritório, o ideal seria a luz branca, enquanto que para um quarto de criança, luzes coloridas poderiam ser usadas durante o dia e luzes amarelas durante a noite para acalmá-las antes de dormir.

O que você acha de mudar a iluminação de seu apartamento? Com essas simples mudanças, você renova sua residência, torna os ambientes mais úteis e muito mais agradáveis!

Posts Relacionados