Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

17 jun 2016

Planejamento financeiro é um processo que combina programação com algumas medidas para que você possa utilizar o seu dinheiro de maneira inteligente. Hoje, apresentaremos os erros mais comuns nele, como, por exemplo, não se importar em fazer dívidas, não fazer um controle orçamentário eficaz e não considerar os gastos variáveis.

Veja os 5 principais erros que você deve evitar para colocar ordem nas suas finanças!

1. Não anotar tudo

Se você não tem costume de anotar e raramente para pra pensar no assunto, provavelmente não sabe quanta diferença este hábito faz no final do mês. É muito comum as pessoas ignorarem aquele cafezinho na padaria ou a compra de pequenos materiais para limpeza, mas, no final do mês, estes são verdadeiros opressores de finanças organizadas.

Anote tudo o que comprar. Use, se for o caso, aplicativos financeiros que permitem, até mesmo de maneira offline, que você coloque seus gastos em uma planilha. Além disso, incentive seus familiares a fazerem o mesmo.

2. Não ter um orçamento

De nada adianta anotar todos os gastos se você não tem um orçamento que mostra com o que gastou e quais são os recursos que você tem disponíveis em determinado mês. O orçamento pode funcionar, também, como uma forma de educar seus filhos. Você pode definir limites de despesas e pedir a participação dos pequenos na busca de produtos de qualidade, mas com preços menores, ou seja, em uma pesquisa de mercado.

A estimativa pode ser utilizada, assim como acontece no mundo empresarial, de forma projetada. Isto permite conhecer os gastos e receitas para o futuro como, por exemplo, valores de parcelamento de compras feitas e salários que serão recebidos.

3. Esperar a idade chegar para se programar

Muitas vezes, as pessoas confundem planejamento financeiro com aposentadoria, e acreditam que isto só deve ser pensando lá na melhor idade, mas aí existem vários erros. Como já foi colocado anteriormente, é possível incluir inclusive as crianças nas diferentes ferramentas do orçamento. Por isso, qualquer um que queira uma vida de consumo mais consciente e financeiramente saudável pode e deve ter um planejamento financeiro.

Quanto à aposentaria, ela também poderá fazer parte do seu planejamento, já que, com gastos controlados, você poderá começar a reservar uma pequena parte dos seus ganhos para o futuro.

4. Não entender como funcionam os seus gastos

O planejamento, além de organização e persistência, exige alguns conhecimentos simples de como funcionam os gastos. Muitas pessoas erram ao não reconhecer que seus gastos são diferentes. Por exemplo: é preciso separar gastos fixos dos variáveis.

Os fixos são valores que, normalmente, não podem ser cortados, como é o caso do aluguel, educação e até mesmo alimentação. Lembre-se que estes gastos poderão variar, mas existirão mesmo se você tiver renda ou não. Já os variáveis, são os que podem, pelo menos na maior parte do tempo, ser representados como supérfluos, como idas, sem necessidade, a restaurantes e cinemas.

5. Não ter objetivos

Você não precisa ter objetivos audaciosos ou impossíveis, mas pode colocar pequenas metas para não cair no erro de não ter uma razão para se organizar. Você pode firmar como objetivo fazer uma pequena poupança para uma viagem ou ainda mudar algo em sua casa e, depois, quem sabe, trocar de carro ou comprar a casa que você sonha. O importante é ter objetivos.

 

Você viu neste post que os maiores erros de planejamento são não anotar tudo, não ter um orçamento, esperar uma idade para começar a se programar e não ter um objetivo. Por isso, organize suas finanças e comece a planejar hoje mesmo o seu futuro financeiro.

Tem mais dicas? Não se esqueça de comentar!

 

Posts Relacionados