Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

14 nov 2016

Embora a aquisição de uma propriedade seja um sonho para grande parte dos brasileiros, essa não é uma tarefa simples e requer uma série de atitudes inteligentes para que seja conquistada. No entanto, com algumas adequações e mudanças no dia a dia, é perfeitamente possível economizar para comprar um imóvel.

Muitas vezes, perdemos dinheiro por maneiras que sequer percebemos. É comum também deixarmos de investir adequadamente e não é raro que não conheçamos as melhores formas de fechar negócio. Leia o conteúdo a seguir e aprenda a conseguir o capital que você precisa! Confira:

Saiba quanto você ganha

O primeiro passo para comprar um imóvel é saber ao certo quanto você ganha. E, ao contrário do que muita gente pensa, esse valor não é aquele que está escrito em sua folha de pagamento. Além dos descontos naturais de impostos e taxas na fonte, você deve considerar aqueles gastos que são imutáveis e que consomem parte do seu ordenado todos os meses.

Independentemente do que acontecer, você precisará arcar com despesas como aluguel, condomínio, plano de saúde, educação, entre outros: essa quantia já está comprometida. Depois de descontá-las, você saberá qual é o seu verdadeiro salário líquido e poderá se programar a partir daí.

Anote seus gastos

Certamente, você já experimentou aquela terrível sensação de que o seu dinheiro sumiu da conta, sem compreender ao certo como você gastou tanto. Para que isso não ocorra e você tenha chances de comprar um imóvel, o ideal é que você anote tudo em uma planilha de gastos.

Não precisa ser algo complexo, mas simplesmente escreva qualquer despesa, mesmo as pequenas. Assim você saberá perfeitamente quanto gasta por mês e fica mais fácil identificar onde você está desperdiçando e como poderá economizar.

Realize cortes estratégicos

Agora que você já tem uma consciência financeira maior, o passo seguinte é a realização de cortes estratégicos. Não é preciso minar sua qualidade de vida, mas você pode fazer algumas mudanças pontuais que poderão até passar despercebidas.

Idas a restaurantes e compras por impulso também devem ser evitadas ao máximo. Tranque as mensalidades da academia ou clubes que você sequer frequenta, cancele assinaturas de revistas ou jornais que você nem lê, entre outros. Seguindo esse raciocínio, você poupará mais do que você pensa.

Elimine suas dívidas

Sabemos que os juros do cartão de crédito ou de empréstimos são extremamente elevados no Brasil. Por isso, eliminar com as dívidas é essencial para quem quer comprar um imóvel, pois elas acabam com qualquer planejamento financeiro.

Negocie com seus credores, faça um esforço ou peça ajuda para sua família. Deixar de dever para instituições financeiras vai ajudar muito o seu orçamento.

Aumente seus ganhos

Você também pode aumentar os seus ganhos. Além de fazer horas extras no seu serviço, quando possível, outra boa estratégia para isso é investir em trabalhos como freelancer. Dessa forma, você consegue ter uma boa margem para economizar ainda mais.

Se você tem um talento extra, invista nele. Vale tudo: artesanato, culinária ou até mesmo dar aulas particulares de uma língua estrangeira ou um instrumento musical.

Saiba aplicar

Agora que você tem mais controle, reduziu suas dívidas e conseguiu capital extra, é hora de saber aplicá-lo, afinal, dinheiro na poupança não rende praticamente nada. Mesmo que você não tenha uma boa educação financeira, é possível conversar com o gerente do seu banco e buscar aplicações seguras.

Procure ler sobre o assunto e pensar na melhor alternativa. O tesouro direto, CDB, LCIs e LCAs são algumas das mais utilizadas no mercado.

Considere um financiamento ou consórcio

Você não precisa comprar um imóvel à vista. O financiamento é uma boa opção, pois permite diluir o valor por anos ou até décadas. Se você optar por fazer direto com a incorporadora, por exemplo, a burocracia é muito menor e o processo é facilitado, com boa margem para negociações.

O mesmo vale para o consórcio. Se você não tem a necessidade imediata de mudança, essa é uma escolha certeira, por não há incidência de juros, o que acaba tornando o valor da propriedade bastante atraente.

Esses é o passo a passo para economizar para comprar um imóvel. Gostou do conteúdo? Então, siga o perfil da Precon Engenharia em suas redes sociais!

Posts Relacionados