Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

03 jul 2014

A compra de um imóvel certamente é o maior investimento feito na vida de muitas pessoas. Por conta disso, muitas delas recorrem aos financiamentos bancários para conseguir realizar esse sonho. Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) divulgados ainda este ano, revelam que, no Brasil, a utilização de financiamentos para comprar imóveis apresentaram um aumento de 32% entre 2012 e 2013. Para 2014, a expectativa é de haja um crescimento de 15%.

Esse resultado se deu principalmente por conta de alguns aspectos positivos da economia brasileira, como a queda da inadimplência e do desemprego, que se somaram a recente valorização imobiliária. De uma maneira geral, as taxas de financiamento de imóveis são as mais baratas do mercado, se comparadas a outras linhas de crédito. Para ter acesso a elas, no entanto, os interessados devem realizar uma série de procedimentos. Para ajudar nossos leitores, preparamos, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar a adiantar seu financiamento bancário.

Fique atento à documentação

Os documentos básicos que devem ser entregues à sua instituição financeira são as copiais e os originais do CPF e RG, além dos comprovantes de estado civil e renda. Estes últimos podem ser comprovados através das folhas de pagamento (no caso de assalariados), extratos bancários e das declarações de imposto de renda. Lembre-se que, se o financiamento for realizado pelo interesse de um casal, ambos precisam apresentar esses documentos.

Para os autônomos, são possibilitadas outras formas para comprovar a renda. Além da declaração do IR, eles podem apresentar contratos ou recibos de serviços prestados, declarações do sindicato da categoria ou, até mesmo, a Decore (Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos), que deve ser feita por um contador. Se não possuírem conta em banco, o gerente determinará quais serão os documentos necessários para a comprovação da renda.

Não se esqueça, entretanto, que seu nome não pode constar no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou no Serasa para conseguir o financiamento, nem pode estar em dívida com nenhuma obrigação com o Fisco. Portanto, resolva sua situação nessas instituições antes de qualquer coisa.

Condições e procedimentos para imóveis prontos

Se tratando de imóveis prontos, após o recebimento de todos os documentos  exigidos, o banco realizará uma avaliação do imóvel para saber se ele corresponde ou não ao valor solicitado no financiamento. Só após esse momento será elaborado o contrato, que deverá ser assinado tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor.

Nessa etapa, ele também determinará as condições de pagamento para o cliente. É importante ressaltar que, antes de assinar o contrato, o interessado deve buscar outras instituições bancárias para saber qual delas oferecerá os melhores termos. Eles podem variar muito de banco para banco. Além disso, o FGTS poderá usado total ou parcialmente para ajudar a amortizar o valor total do financiamento, e pode ser uma boa forma de encurtar sua dívida.

Não se esqueça que, até conseguir concluir todo o financiamento, o imóvel ficará imobilizado, não podendo ser vendido. Além disso, caso haja inadimplência, o banco poderá entrar com uma ação judicial para leiloar o imóvel, de forma que a dívida seja paga.

Essas dicas foram uteis? Deixe um comentário no nosso Facebook e nos diga sobre o que mais quer saber sobre a área imobiliária!

CTA_Compra-01

Posts Relacionados