Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

14 nov 2017

Realizar o sonho da compra de um apartamento – especialmente se esse for o primeiro – é um processo que envolve uma série de fatores que devem ser considerados. Localização do empreendimento, formas de acesso, preço e formas de pagamento estão entre o que primeiro vem à cabeça dos compradores.

Mas, para além desses, há um fator bastante importante que deve ser levado em conta e que pode interferir tanto no processo de compra em si, quanto no estilo de vida que se vai ter naquele imóvel: afinal, qual o andar ideal para o apartamento escolhido?

Tanto os apartamentos de andares mais baixos quanto os dos andares mais altos e coberturas apresentam vantagens e desvantagens que devem ser consideradas ao se comprar um imóvel. Abaixo destacamos algumas dessas características.

Acesso ao imóvel

De uma maneira geral, apartamentos situados nos andares mais baixos possuem uma facilidade de acesso maior do que os dos pavimentos mais altos. Isso porque, normalmente, basta subir dois ou três lances de escada para se chegar aos apartamentos, o que implica em uma maior independência em relação aos elevadores.

Esse é um dos motivos que faz com que os apartamentos dos andares mais baixos sejam os mais recomendados para moradores idosos ou que tenham problemas cardíacos, por exemplo. Em caso de queda de energia, é mais simples chegar em casa.

Vista e ventilação

Mas, se por outro lado, é mais fácil chegar aos imóveis dos primeiros andares pelas escadas, pegar o elevador para se chegar aos pavimentos mais altos traz o privilégio da vista que se tem lá de cima, sobretudo se o edifício estiver localizado em terrenos mais altos, ou próximo a parques e praças.

Nos andares de cima a ventilação também tende a ser melhor por causa da maior presença de correntes de ar. Nas unidades dos andares mais baixos, por outro lado, a circulação de ar tende a ser menor, por conta da presença de outras edificações nos arredores.

Ruídos

Os apartamentos de andares mais baixos, em geral, estão mais próximos de áreas comuns, como portaria, pátios, garagem e salão de festas, o que, naturalmente, pode trazer mais barulho para dentro de casa. Isso, no entanto, pode ser resolvido com um acordo entre moradores.

Mas, se a princípio morar nos andares mais altos pode ser sinônimo de tranquilidade sonora, a ausência de ruídos nem sempre se aplica. Mesmo que o barulho da movimentação interna do próprio prédio seja minimizada pela altura, o barulho externo, das ruas e do trânsito, também pode ecoar nas grandes alturas.

Privacidade

Poder deixar janelas e cortinas abertas nos apartamentos dos andares superiores pode ser um grande benefício desses imóveis, desde que na região não tenha edifícios vizinhos de mesma altura.

Preços e negociação

Quem quer morar nos apartamentos dos andares mais altos precisa desembolsar um pouco mais. Uma das maiores diferenças entre os imóveis de andares mais altos e os dos pavimentos inferiores está nos preços.

Em geral, os apartamentos dos primeiros andares são até 30% mais baratos que os dos pisos de cima. Isso se aplica a todo perfil de prédios, dos populares aos de alto padrão. Por essa mesma razão, eles tendem a ser muito mais fáceis de alugar ou vender.

Quer saber sobre mais fatores que podem influenciar na compra do seu imóvel? Assine nossa newsletter.

Posts Relacionados