Saia do aluguel: as vantagens de ter sua casa própria

Alugar um imóvel pode ser uma boa opção em certos casos, mas a maioria das pessoas sonha mesmo em adquirir uma casa ou apartamento próprio. Afinal de contas, quando alguém está locando um imóvel, este não está construindo nada em seu patrimônio pessoal, além do mais, há o risco do aluguel aumentar futuramente. Veja algumas vantagens de se morar em um imóvel próprio, e reúna ainda mais estímulos para sair do aluguel!

O pagamento é fixo e pré-combinado

Normalmente, as pessoas dão uma entrada e pegam um financiamento para adquirir o imóvel. Quando se assina um contrato de empréstimo com um banco ou outra instituição financeira, o cliente sabe exatamente como serão os pagamentos mensais que deverá desembolsar. Por isso, se o aluguel sofre reajustes periódicos, estes serão inteiramente conhecidos pelo comprador desde o momento em que assina o contrato para pegar o empréstimo.

O contrato de financiamento é previsível

Além das parcelas previamente conhecidas, o comprador do imóvel terá amplo conhecimento de todas as cláusulas contratuais, devendo lê-las com cuidado e atenção. As estipulações para o financiamento são previsíveis, de modo que você pode fazer um ótimo planejamento de suas finanças pelo tempo que ficará comprometido com esse pagamento determinado.

Quem compra, constrói um patrimônio pessoal

Provavelmente um dos maiores proveitos de ter um imóvel próprio é que, quando se conclui o pagamento das parcelas de financiamento, o imóvel será seu, e a casa ou apartamento vai constituir uma riqueza que poderá usufruir como bem entender.

A cada parcela que se paga, na verdade, é mais um pedacinho do imóvel que entra no seu ativo imobilizado.

Tenha mais conforto e segurança

A compra de um imóvel é uma excelente medida para quem procura mais estabilidade. Como o imóvel será seu no final, pagando as parcelas fielmente até o vencimento, você não correrá o risco de ter que abandonar o imóvel, nem de se submeter aos desmandos do senhorio.

Tenha liberdade para fazer o que quiser

Como você é dono do imóvel, estará liberado para fazer o que quiser no lugar: erguer áreas ou cômodos, pintar as paredes da cor que desejar, quebrar paredes, entre outras ações.

Os únicos empecilhos, nesse sentido, seriam a legislação municipal de obras e as regras de condomínio, se for o caso de você estar morando em um apartamento edificado.

O imóvel vai valorizar

É bastante comum que as propriedades imobiliárias valorizem ao longo do tempo. Isso denota uma ótima vantagem em comparação com outros investimentos, de maneira que investir em imóveis é mais seguro e garantido, sem tantos riscos financeiros.

Além disso, se você estiver, mais tarde, passando por problemas financeiros, ou surgirem imprevistos, você terá uma boa fonte de renda, ao alugar ou vender o bem para pagar dívidas, por exemplo.

E então, você já pensou em sair do aluguel e conseguir um imóvel só seu, de onde poderá dar início à construção de seu patrimônio? Como você tem se planejado para isso acontecer?

CTA_Compra-01

Deixe uma Resposta

1 comment

  1. Eliane Pinheiro Barcelos

    Gostaria de saber com minha renda bruta de 2011,00 , tem algum plano que me atenda.

    Atenciosamente.

    -3