Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

01 fev 2016

A compra da casa própria continua sendo o sonho mais almejado de quem mora de aluguel e para alcançar essa conquista, muitas vezes é necessário procurar por um financiamento habitacional. Com os altos preços imobiliários, esta modalidade de financiamento tem se tornado um grande auxiliador para que o sonho da casa própria se torne realidade na vida de muitos brasileiros.

Mas como saber qual o melhor financiamento para adquirir um imóvel? Veja a melhor opção para quem está à procura da casa própria!

SAC ou Price, qual o melhor financiamento?

Existem dois tipos de financiamentos que geram muitas dúvidas para os consumidores: O SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price. A verdade é que não existe uma regra sobre qual deles é melhor, pois os dois têm suas vantagens e desvantagens.

O ideal é que os compradores fiquem atentos aos detalhes para que possam optar pela modalidade de financiamento que mais se adapta com o seu perfil. Tanto o SAC quanto o Price, são financiamentos imobiliários a longo prazo, de até 35 anos, portanto é essencial que haja um planejamento minucioso antes de dar esse tão decisivo passo.

Sistema de Amortização Constante – SAC

O SAC é um sistema de financiamento que, como o próprio nome sugere, trabalha com a amortização de forma contínua durante todo o período do financiamento. O valor da prestação vai diminuindo gradativamente.

Este método se torna interessante porque, apesar da primeira prestação ser em média 25% maior do que o Price, considerando a mesma taxa de juros, o valor total pago ao final do financiamento pelo SAC será de, aproximadamente, 15% menor do que com o financiamento Price. O SAC se tornou a forma de financiamento imobiliário mais utilizada nos últimos tempos, mas com o comprometimento máximo de 30% da renda, considerando a 1º prestação. O Price também pode ser uma boa opção para famílias de baixa renda, pois pode-se adquirir um imóvel do mesmo valor com a prestação inicial mais baixa.

Sistema de Amortização Price – Sistema Francês

Diferentemente do SAC, o financiamento imobiliário feito com o sistema Price pode possibilitar ao comprador uma prestação mais baixa inicialmente, porém ela continua a mesma até as últimas prestações. A amortização dos juros é aplicada através de uma cota pré-estabelecida para cada parcela.

É importante destacar que com esse método de financiamento, a diminuição do saldo devedor será percebida somente depois de aproximadamente metade das parcelas pagas. Embora este modelo de financiamento seja mais caro, muitos consumidores preferem utiliza-lo pelas prestações iniciais mais baixas. Vale destacar que para o vendedor esta modalidade é sempre mais vantajosa, pois tem maior potencial de lucratividade.

Correção monetária

A correção monetária será aplicada, independente do método de financiamento escolhido. Esta correção tem a função de atualizar o saldo devedor e também o valor de cada prestação, existem duas formas de se aplicar a correção monetária.

A primeira é a pré-fixada, com esse método o banco prevê as correções e as embute na taxa de juros do financiamento. A segunda é a pós-fixada, onde a correção ficará vinculada a um determinado índice de mercado (IPCA, TR, IPG-M, etc).

Antes de realizar a compra de um imóvel, é importante ficar atento a esses aspectos, pois eles podem ser determinantes na decisão de qual o melhor financiamento para o seu perfil.

Qual tipo de financiamento você prefere? Faça um comentário abaixo!

Acesse este post e veja como financiar um imóvel pelo minha casa minha vida! Veja aqui como escolher a melhor localização do seu imóvel novo!

Posts Relacionados