simulador habitacional caixa

O sonho de adquirir a casa própria tem se tornado realidade na vida de muitas famílias. Nos últimos anos, os financiamentos imobiliários foram de grande importância para que pessoas de baixa e média renda pudessem sair do aluguel. Mas, antes de “pegar as chaves da casa”, é preciso passar por várias etapas do financiamento e a primeira delas é fazer uma simulação habitacional. A Caixa Econômica Federal oferece uma excelente ferramenta para simular financiamentos de acordo com o perfil de cada comprador. Hoje, vamos comentar sobre o simulador habitacional caixa.

Como ele pode te ajudar a escolher o melhor financiamento para comprar o seu imóvel? Confira:

Índice

• Entendendo o simulador habitacional Caixa

• Porque fazer a simulação?

• Vantagens de utilizar o simulador da Caixa

• Passo a passo para utilizar o simulador habitacional Caixa

Entendendo o simulador habitacional Caixa

O simulador habitacional da Caixa é uma ferramenta que possibilita aos compradores verificar todas as possibilidades de financiamento, antes mesmo de iniciar o processo de compra. Para isso, é preciso acessar a página do simulador CEF e lançar os dados solicitados. É uma ferramenta autoexplicativa e bastante intuitiva, onde devem ser selecionados itens como: tipo de financiamento, categoria, valor do imóvel, estado e cidade do imóvel, renda mensal da família, entre outros. Ao lançar todos os dados, o sistema identifica

automaticamente as modalidades de financiamentos que estão disponíveis para você, informando também o valor previsto da entrada e também da primeira e última prestação.

Por que fazer a simulação?

Fazer a simulação de um financiamento imobiliário pode ajudá-lo muito a decidir o tipo de financiamento que se encaixa com o seu perfil e também pode auxiliar em todo o processo de compra. Mas, é preciso ter em mente que o simples fato de fazer uma simulação não garante sucesso na compra de um imóvel. Existem muitos fatores que são levados em consideração antes de tudo ser formalizado. Podemos dizer que o simulador da caixa é apenas a ferramenta que abre as portas para um futuro financiamento, onde se pode ter uma ideia de valores, taxas de juros, quais os tipos de financiamentos disponíveis para a sua renda e se você está apto para adquirir um imóvel através desta modalidade de compra.

Vantagens de utilizar o simulador da Caixa

Um diferencial interessante do simulador habitacional da caixa é que o cliente pode realizar a simulação de acordo com a capacidade de pagamento. Ao preencher os dados corretamente, o simulador CEF calcula automaticamente o valor máximo a ser financiado e também o valor da prestação que se pode assumir. O cliente pode ainda escolher o valor da prestação (desde que seja menor que o valor apresentado pelo simulador) ou aumentar o valor da entrada, diminuindo proporcionalmente o valor da prestação. É importante comentar que o cliente pode fazer quantas simulações for preciso, podendo alterar valores de entrada, de prestação e escolher todas as modalidades de financiamento. Dessa forma, poderá ter certeza de qual é a melhor opção para o seu perfil.

Para facilitar o entendimento, vamos mostrar o passo a passo para utilizar corretamente essa ferramenta.

Passo 1

Após acessar a página do simulador habitacional Caixa, você deve, primeiramente, informar corretamente os dados iniciais para que o sistema possa informar os resultados.

  • Pessoa física ou jurídica

Nesse campo, você deverá marcar a opção que se aplica a você, se o financiamento será para uma empresa (pessoa jurídica) ou para você (pessoa física).

  • Qual o tipo de financiamento você deseja?

Aqui, você deverá escolher o tipo de financiamento desejado, se é para imóvel comercial ou residencial.

  • Em qual destas categorias o imóvel se enquadra?

Logo abaixo, você deverá responder a pergunta selecionando uma das opções, que são: Aquisição de imóvel novo, aquisição de imóvel usado, aquisição de terreno, construção, material de construção e reforma e/ou ampliação.

  • Valor aproximado do imóvel?

Nesse campo, você deverá informar o valor aproximado do imóvel. É importante ter uma noção do valor real do imóvel desejado, pesquise para lançar os valores corretamente.

  • Em qual cidade está localizado o imóvel?

Aqui você deverá selecionar o estado e a cidade em que o imóvel está localizado.

  • Possuo imóvel nesta cidade

Esta caixa deverá ser selecionada apenas se você já possui algum imóvel nessa cidade.

Após informar todos esses dados, clique em próxima etapa.

Passo 2

Em seguida, você deverá informar os seus dados pessoais.

  • Qual o seu CPF?

Muitas pessoas não gostam de informar o CPF na internet, e com razão, pois existem muitas pessoas mal intencionadas esperando a oportunidade para aplicar uma fralde. Mas, nesse caso, não tem jeito. Para prosseguir com a simulação, você deverá informar o seu CPF nesse campo. Não se preocupe, o Simulador Habitacional Caixa oferece um nível aceitável de segurança.

  • Renda bruta familiar mensal?

Aqui, deverá ser informada toda a renda da família. Some a remuneração de todos os integrantes da família para lançar a renda, esses dados serão verificados através de folhas de pagamento durante o processo de financiamento. Por isso, é importante informar os dados reais.

  • Data de nascimento do comprador?

Aqui, a data de nascimento do comprador deverá ser informada.

Em seguida, existem três caixas que deverão ser marcadas caso se apliquem a você, que são:

– Se você possui 3 anos (somando todos os períodos trabalhados) de trabalho sob regime do FGTS;

– Se já foi beneficiado, ou o imóvel que é objeto do financiamento, com algum subsídio concedido pelo FGTS/União (se sim, informar também a data do benefício concedido);

– Se existe mais de um comprador na proposta e/ou se possui dependente.

Em seguida, você deve clicar novamente em próxima etapa.

Passo 3

Em seguida, serão apresentados os tipos de financiamento disponíveis de acordo com o seu perfil. O que tem as melhores taxas é “Relacionamento + conta salário com a caixa”. Caso essa opção esteja disponível para você, clique nela para prosseguir ou escolha a opção que mais se enquadre com você. O sistema lhe informará do valor total a ser financiado, primeira e última prestação, taxas de juros e todas as informações para a modalidade escolhida. Há qualquer momento, você poderá voltar à etapa anterior para alterar os dados informados. Você poderá ainda alterar o valor da entrada ou o percentual de financiamento para modificar o valor das parcelas.

A compra da casa própria é o sonho de muitas famílias. Se você pretende entrar em um financiamento imobiliário, não deixe de utilizar o Simulador Habitacional Caixa para lhe ajudar nessa importante conquista.

Já usou o Simulador Habitacional Caixa? Compartilhe a sua opinião sobre a melhor maneira de utilizar essa ferramenta. Deixe o seu comentário!

Deixe uma Resposta