Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

01 nov 2016

O sonho de adquirir a casa própria tem se tornado realidade na vida de muitas famílias. Nos últimos anos, os financiamentos imobiliários foram de grande importância para que pessoas de baixa e média renda pudessem sair do aluguel. Mas, antes de “pegar as chaves da casa”, é preciso passar por várias etapas do financiamento e a primeira delas é fazer uma simulação habitacional. A Caixa Econômica Federal oferece uma excelente ferramenta para simular financiamentos de acordo com o perfil de cada comprador. Sendo assim, hoje vamos comentar sobre o simulador habitacional caixa.

Como ele pode te ajudar a escolher o melhor financiamento para comprar o seu imóvel? Confira:

Entendendo o simulador habitacional Caixa

O simulador habitacional da Caixa é uma ferramenta que possibilita aos compradores verificar todas as possibilidades de financiamento, antes mesmo de iniciar o processo de compra.

Para isso, é preciso acessar a página do simulador CEF e lançar os dados solicitados. É uma ferramenta autoexplicativa e bastante intuitiva, onde devem ser selecionados itens como: tipo de financiamento, categoria, valor do imóvel, estado e cidade do imóvel, renda mensal da família, entre outros. Ao lançar todos os dados, o sistema identifica automaticamente as modalidades de financiamentos que estão disponíveis para você, informando também o valor previsto da entrada e também da primeira e última prestação.

Por que fazer a simulação?

Fazer a simulação de um financiamento imobiliário pode ajudá-lo muito a decidir o tipo de financiamento que se encaixa com o seu perfil e também pode auxiliar em todo o processo de compra. Mas, é preciso ter em mente que o simples fato de fazer uma simulação não garante sucesso na compra de um imóvel. Existem muitos fatores que são levados em consideração antes de tudo ser formalizado.

Sendo assim, podemos dizer que o simulador da caixa é apenas a ferramenta que abre as portas para um futuro financiamento, onde se pode ter uma ideia de valores, taxas de juros, quais os tipos de financiamentos disponíveis para a sua renda e se você está apto para adquirir um imóvel através desta modalidade de compra.

Vantagens de utilizar o simulador da Caixa

Um diferencial interessante do simulador habitacional da caixa é que o cliente pode realizar a simulação de acordo com a capacidade de pagamento.

Ao preencher os dados corretamente, o simulador CEF calcula automaticamente o valor máximo a ser financiado e também o valor da prestação que se pode assumir. O cliente pode ainda escolher o valor da prestação (desde que seja menor que o valor apresentado pelo simulador) ou aumentar o valor da entrada, diminuindo proporcionalmente o valor da prestação. É importante comentar que o cliente pode fazer quantas simulações for preciso, podendo alterar valores de entrada, de prestação e escolher todas as modalidades de financiamento. Dessa forma, poderá ter certeza de qual é a melhor opção para o seu perfil.

Para facilitar o entendimento, vamos mostrar o passo a passo para utilizar corretamente essa ferramenta.

Primeiro passo

Após acessar a página do simulador habitacional Caixa, você deve, primeiramente, informar corretamente os dados iniciais para que o sistema possa informar os resultados.

  • Pessoa física ou jurídica

Nessa etapa, você deverá marcar a opção que se aplica a você, se o financiamento será para uma empresa (pessoa jurídica) ou para você (pessoa física).

  • Qual o tipo de financiamento você deseja?

Aqui, você deverá escolher o tipo de financiamento desejado, se é para imóvel comercial ou residencial.

  • Em qual destas categorias o imóvel se enquadra?

Logo abaixo, você deverá responder a pergunta selecionando uma das opções, que são: Aquisição de imóvel novo ou de imóvel usado, compra de terreno, construção, material de construção e reforma e/ou ampliação.

  • Valor aproximado do imóvel?

Nesse campo, você deverá informar o valor aproximado do imóvel. É importante ter uma noção do valor real do imóvel desejado, pesquise para lançar os valores corretamente.

  • Em qual cidade está localizado o imóvel?

Aqui você deverá selecionar o estado e a cidade em que o imóvel está localizado.

  • Possuo imóvel nesta cidade

Esta caixa deverá ser selecionada apenas se você já possui algum imóvel nessa cidade.

Após informar todos esses dados, clique em próxima etapa.

Segundo passo

Em seguida, você deverá informar os seus dados pessoais.

  • Qual o seu CPF?

Muitas pessoas não gostam de informar o CPF na internet, e com razão, pois existem muitas pessoas mal intencionadas esperando a oportunidade para aplicar uma fralde. Mas, nesse caso, não tem jeito. Para prosseguir com a simulação, você deverá informar o seu CPF nesse campo. Não se preocupe, o Simulador Habitacional Caixa oferece um nível aceitável de segurança.

  • Renda bruta familiar mensal?

Aqui, deverá ser informada toda a renda da família. Some a remuneração de todos os integrantes da família para lançar a renda, esses dados serão verificados através de folhas de pagamento durante o processo de financiamento. Por isso, é importante informar os dados reais.

  • Data de nascimento do comprador?

Nesta etapa, a data de nascimento do comprador deverá ser informada.

Em seguida, existem três caixas que deverão ser marcadas caso se apliquem a você, que são:

– Se você possui 3 anos (somando todos os períodos trabalhados) de trabalho sob regime do FGTS;

– Caso já tenha sido beneficiado, ou o imóvel que é objeto do financiamento, com algum subsídio concedido pelo FGTS/União (em casos positivos, informar também a data do benefício concedido);

– Se existe mais de um comprador na proposta e/ou possui dependente.

Logo após, você deve clicar novamente em próxima etapa.

Terceiro passo

A diante, serão apresentados os tipos de financiamento disponíveis de acordo com o seu perfil. O que tem as melhores taxas é “Relacionamento + conta salário com a caixa”. Caso essa opção esteja disponível para você, clique nela para prosseguir ou escolha a opção que mais se enquadre com você. O sistema lhe informará do valor total a ser financiado, primeira e última prestação, taxas de juros e todas as informações para a modalidade escolhida. Há qualquer momento, você poderá voltar à etapa anterior para alterar os dados informados. Você poderá ainda alterar o valor da entrada ou o percentual de financiamento para modificar o valor das parcelas.

A compra da casa própria é o sonho de muitas famílias. Se você pretende entrar em um financiamento imobiliário, não deixe de utilizar o Simulador Habitacional Caixa para lhe ajudar nessa importante conquista.

Já usou o Simulador Habitacional Caixa? Compartilhe a sua opinião sobre a melhor maneira de utilizar essa ferramenta. Deixe o seu comentário ou siga a nossa página no Instagram!

Posts Relacionados