Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

20 dez 2016

O Brasil passou por uma de suas piores crises nos últimos anos e isso afetou praticamente todos os setores da economia, inclusive o mercado imobiliário. E, como sabemos, o receio fica muito maior nos momentos em que a conjuntura econômica não está tão favorável.

Por essa razão, muitas pessoas estão com medo de aplicar o seu capital e estão na dúvida se realmente vale a pena financiar um imóvel agora. O que pouca gente enxerga é que é justamente nesse tipo de período que diversas oportunidades altamente vantajosas podem surgir.

Investir numa ocasião na qual outras pessoas estão com medo ou precisando rapidamente de dinheiro pode trazer muito mais poder de barganha, além de outros benefícios incríveis para quem souber fazer as coisas da maneira certa.

Quer descobrir se vale a pena financiar um imóvel durante a crise? Confira o conteúdo a seguir:

Vale a pena financiar um imóvel durante a crise?

Obviamente, essa dúvida é válida, pois ninguém quer se arriscar numa conjuntura pouco favorável. Porém, quando tentamos enxergar a realidade de forma completa, podemos perceber que o momento pode ser perfeito para financiar um imóvel. O pior da crise já passou e com a recuperação da economia em andamento, suas chances de fazer um bom negócio são muito maiores.

O crédito para o financiamento, que tinha ficado mais curto por conta da situação do país, volta a crescer. A própria Caixa Econômica Federal que tinha sofrido alguns baques nos últimos tempos e havia aumentado sua taxa de juros para alguns tipos de empréstimo, está voltando ao patamar normal. Mesmo os bancos particulares estão ampliando sua verba para o crédito imobiliário e estão possibilitando bons acordos.

Quem busca segurança e rentabilidade, portanto, deve apostar nesse setor. Imóveis sempre se valorizam e, mesmo que passem por um eventual período de baixa procura, o ciclo continua e logo eles estão em alta.

Se a propriedade estiver em áreas centrais de cidades, tendo preferencialmente um ou dois quartos, não tem jeito: os níveis de demanda para aluguel e venda sempre serão elevados, pois independentemente da conjuntura e da época, todos precisarão de um lugar para morar.

Há mais estoque de imóveis

Por conta da pouca procura que experimentamos nos últimos tempos, as corretoras e construtoras estão com um estoque muito maior de unidades disponíveis. O receio fez com que o número de transações caísse e esse é um dos grandes motivos que faz valer a pena financiar um imóvel na crise.

A falta de demanda jogou os preços lá para baixo e isso dá muito mais poder de negociação para o comprador. Com uma dose de paciência e uma pesquisa bem-feita, você certamente achará excelentes oportunidades.

O número de feirões e ações promocionais está em alta, tanto para propriedades novas quanto usadas. É possível conseguir abatimentos consideráveis e, especialmente quando pensamos em imóveis na planta ou remanescentes, dá para negociar melhorias no acabamento, mudanças no projeto e até alterações discretas na planta gratuitamente por conta da empresa, se a estrutura permitir.

Até mesmo pegar um financiamento e comprar de um dono particular ficou mais interessante. Muita gente está precisando de dinheiro na mão rapidamente e são essas pessoas que podem conceder descontos consideráveis para quem fizer uma proposta séria.

Dessa forma, você adquire uma casa ou apartamento por um valor muito abaixo do que seria praticado no mercado em uma situação comum e pode lucrar bastante em médio e longo prazos.

Dicas para financiar um imóvel na crise

Conscientize a sua família

O primeiro passo para financiar um imóvel durante a crise é conscientizar os seus familiares. Essa é uma aplicação que vai render benefícios para toda a família e, por isso mesmo, a participação de cônjuges, filhos e outros parentes próximos é simplesmente fundamental.

Tente cortar todos os supérfluos e economizar ao máximo. Além das dicas óbvias de redução das contas de luz, água e gás, considere cortar custos mal utilizados, como mensalidades de academia que ninguém frequenta ou pacotes muito caros de TV a cabo, por exemplo.

Simule o valor das parcelas

Fazer a simulação do financiamento é um passo crucial, especialmente na crise. Isso deve ajudá-lo a decidir o tipo de empréstimo que se encaixa no seu perfil e, principalmente, qual é o limite da parcela que cabe no seu bolso.

Praticamente todos os bancos e instituições financeiras possuem uma ferramenta desse tipo e os simuladores são bem precisos, passando uma ideia real dos valores, taxas de juros e tipos de crédito e modalidades disponíveis para a sua renda.

Compare as condições oferecidas

Como existem diversos bancos e instituições financeiras que oferecem crédito imobiliário, é preciso compará-los com atenção antes de assinar o contrato, pois as taxas de juros, valores e o tempo de financiamento podem variar muito de lugar para outro.

Depois de simular em todas as alternativas possíveis, comparar as condições, as alíquotas e as parcelas, além do valor total a ser pago, você pode fazer a escolha que mais se encaixa no seu perfil.

Dê a maior entrada possível

Dar a maior entrada possível é sempre uma boa ideia, pois isso reduz consideravelmente o tamanho das parcelas e o tempo necessário para quitar a dívida, o que implica também em juros menores e, consequentemente, um valor final menos robusto.

O ideal era que essa quantia fosse próxima a 50% do total da propriedade, mas esse montante não é viável para grande parte das pessoas. Portanto, tente juntar o máximo de dinheiro, raspe suas economias e arque com o valor mais alto no início.

Facilite ao máximo o processo

Outra dica importante para financiar um imóvel durante a crise é que você deve tentar facilitar ao máximo o processo, de forma a não perder uma boa oportunidade que surgir. E uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é entrando com o pedido de crédito com bastante antecedência, antes mesmo de encontrar a unidade que você deseja.

Assim, quando o seu pedido for aprovado, você receberá a “carta de crédito”, que é uma espécie de garantia de que você tem o dinheiro necessário para pagar pela propriedade. Com ela em mãos, você já poderá fazer uma proposta concreta assim que achar a casa ou apartamento dos seus sonhos.

E agora, descobriu se vale a pena financiar um imóvel durante a crise? Gostou desse artigo? Então, assine nossa newsletter e confira outros conteúdos como esse em primeira mão!

Posts Relacionados