Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

07 mar 2016

Adquirir um imóvel na planta pode ser um negócio cheio de vantagens. Para quem pode esperar pela finalização da obra, esse tipo de trato pode significar uma economia de 20% a 30% no valor a ser pago. Com a entrega das chaves, a sua valorização pode atingir até 50%.

No entanto, esse é um tipo de compra que apresenta riscos mais altos do que o normal, como atrasos na conclusão, fraudes e promessas não cumpridas, além da possibilidade de existir problemas estruturais na obra, como rachaduras e desníveis nos andares. Por isso, é necessário tomar algumas precauções para evitar prejuízos e garantir uma aquisição tranquila.

Quais os cuidados básicos que todo cliente deve tomar antes, durante e depois de comprar de um imóvel na planta? Abaixo, confira 10:

1. Defina bem o que você consegue comprar e pagar

Antes de se decidir pela compra de um imóvel na planta, lembre-se de que essa é um tipo de operação a longo prazo. A pessoa precisa saber se o tamanho da prestação caberá no bolso com folga, sem prejudicar as necessidades da família.

Quando isso estiver claro, o comprador estará pronto para procurar o imóvel na planta adequado para seu perfil. É importante desenvolver esse “cálculo” para se afastar do perigo de fechar contratos por impulso.

2. Pesquise o histórico da construtora

Procure apenas se envolver com empresas que tenham uma boa reputação no mercado. A dica é visitar outros empreendimentos entregues por ela, pesquisar na internet e conversar com corretores de imóveis de confiança.

Investigue com os moradores de imóveis da construtora sobre possíveis descumprimentos de promessas, atrasos na obra ou problemas de infraestrutura. Verifique também se a empresa tem alguma pendência na Justiça ou reclamações em serviços de proteção ao consumidor. Saiba mais em 4 coisas que você precisa considerar para escolher sua construtora!

3. Guarde todo tipo de informação que puder

Como o imóvel na planta ainda não está pronto, não dá para saber exatamente o que pode acontecer até a data de entrega das chaves. Por isso, é importante que o cliente guarde toda a documentação que tenha relação com a compra.

Correspondências, folhetos promocionais, peças de publicidade e qualquer tipo de registro escrito que lhe for entregue — tudo isso pode servir como prova numa eventual ação judicial a ser movida contra a construtora, em caso de quebra de contrato. Como cuidado adicional, tente sempre colocar tudo por escrito quando fizer alguma consulta ou questionamento, para se ter mais uma garantia na mão.

4. Verifique a documentação do empreendimento

A lei determina que, antes de comercializar qualquer imóvel na planta em construção, as incorporadoras devem registrar no cartório de imóveis o registro de propriedade do terreno, o cálculo exato da área e o projeto de construção aprovado pela prefeitura. Esses documentos são conhecidos como registro da incorporação e descreve minuciosamente o que será construído, além de identificar quem administrará a obra e nomear os responsáveis pelo empreendimento. Por isso, a verificação desse registro é um cuidado essencial para quem está planejando adquirir um imóvel na planta.

5. Prefira o que for financiado por instituições renomadas

Por mais que a construtora tenha credibilidade e toda documentação esteja em ordem, é importante que um banco seguro e confiável esteja financiando ou fazendo o seguro da obra. Isso atesta que os projetos da construção foram analisados criteriosamente, antes de serem aprovados. No caso de ocorrer algum imprevisto que faça com que a construtora abandone a construção, a instituição financeira poderá assumir o empreendimento e terminar a obra.

6. Cheque o local do imóvel pessoalmente

Não opte pela comodidade de confiar unicamente em maquetes e na descrição do imóvel na planta feita pelos vendedores. Visite pessoalmente o local de construção, não apenas para conferir as condições do local em si e o andamento da obra, mas também para verificar questões como a infraestrutura urbana do lugar.

Veja como é a qualidade dos serviços públicos na região, a topografia da área (para saber se ali podem ocorrer enchentes) e informe-se sobre planos do poder público e da iniciativa privada para a vizinhança. Confira: Como escolher a localização do meu novo apartamento?

7. Registre toda a transação no cartório de imóveis

Muitas vezes, ao fechar a compra do imóvel na planta, o comprador deixa de formalizar os documentos no cartório de registro de imóveis. Um erro que pode ser crucial, pois, pela legislação brasileira, a propriedade só é transferida para o novo dono após o registro de sua escritura.

Quando isso não é feito, a transação deixa de ter validade e o proprietário pode ser prejudicado por incorporadoras ou corretores mal intencionados, que podem vender novamente o bem adquirido para outras pessoas. Por isso, não basta checar a credibilidade de quem está vendendo: sem o registro, o comprador não tem nenhum direito sobre a propriedade que pagou.

8. Seja o beneficiário do seguro

Tenha atenção quanto aos contratos firmados com seguradoras. Esse tipo de acordo pode servir de garantia para ambas as partes, tanto para irregularidades da administradora quanto para os casos de inadimplência do cliente.

Por isso, é necessário estar ciente em relação às cláusulas que determinarão quem será o beneficiário do contrato. Se for a incorporadora, será ela que receberá a indenização no caso de atraso ou desistência da obra e o comprador ficará no prejuízo.

9. Observe as cláusulas para o caso de desistência

No caso de desistência do contrato, algumas construtoras impõe cláusulas não muito amigáveis aos compradores. Portanto, tome o cuidado de analisar e questionar todos esses termos, antes de fechar a operação.

Faça isso antes de concluir a compra, pois é nesse momento que a empresa estará disposta a ceder e a negociar alterações no contrato. Mesmo que o negócio seja muito bom e as chances de desistência sejam mínimas, é sempre bom se precaver, principalmente em tempos de crise e de imprevisibilidade.

10. Proteja-se em caso de atraso

O atraso na entrega do imóvel na planta é o problema judicial mais recorrente entre compradores e construtoras. Diante dessa situação, o comprador pode solicitar a rescisão do contrato, exigir com a devolução da quantia paga devidamente corrigida e ainda ganhar o direito de pedir alguma indenização.

Por isso, é bom que se esteja sempre preparado para essa possibilidade, analisando o que o contrato prevê para casos do tipo e se articulando com outros compradores para agirem em conjunto quando isso acontecer. Seguindo todas essas dicas, as chances de não ter nenhum contratempo na aquisição de um imóvel na planta aumentam muito.

É essencial estar ciente de tudo o que se está fazendo e não tomar decisões precipitadas. Pesquise bem, planeje suas ações com antecedência e, no caso de dúvidas, procure um profissional especializado para lhe assessorar, pois todo cuidado nunca é demais quando se trata da realização do sonho da casa própria!

Nossas dicas foram úteis para você? Gostaria de saber mais sobre as vantagens de se adquirir imóveis na planta? Clique aqui e confira!

 

Posts Relacionados