Além de ser um poderoso agente desengordurante, desinfetante, removedor de sujeira e odores, o bicarbonato tem a vantagem de ser ecologicamente correto, dispensando o excesso de substâncias químicas que os produtos de limpeza têm. O produto ainda é barato e fácil de encontrar em qualquer supermercado.

O bicarbonato é um velho conhecido, sendo comumente utilizado na culinária, como fermento para massas ou como antiácido para aliviar a sensação de azia. Mas o que nem todo mundo sabe é que ele também pode ser muito útil na hora da limpeza doméstica, funcionando como um verdadeiro curinga para muitas situações.

Separamos 4 dicas para você incluir essa maravilha na sua limpeza doméstica. Confira!

1 – Limpar louças

Para retirar restos de comida grudada nos talheres, xícaras e pratos, por exemplo, basta adicionar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente com água e colocar as peças de molho. Depois de um tempo, retire-as e lave-as normalmente, com esponja e detergente de sua preferência. A sujeira e a gordura sairão com facilidade.

Para as panelas com manchas escuras, basta colocar um pouco do pó em uma esponja úmida com detergente e esfregar diretamente na área afetada. O mesmo procedimento vale para limpar as peças de inox do fogão.

2 – Retirar o mofo

Mofo nas paredes e tecidos é um problema em períodos chuvosos, quando o ar fica mais úmido e a casa fechada por mais tempo. O bicarbonato pode remover esses vilões atuando de três formas formas ao mesmo tempo: matando o agente causador, eliminado a mancha e, também, o odor causado com a presença do mofo.

Basta misturar uma colher de chá do bicarbonato de sódio com 200 ml de vinagre branco. Faça isso em um recipiente superior à medida de vinagre usada e que seja aberto, porque a solução borbulha bastante quando reage.

Após o borbulhamento, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as superfícies mofadas, deixando agir por mais ou menos dez minutos. Depois seque com um pano limpo.

3 – Não deixar a pia entupir

A mesma receita com o vinagre também pode ser usada para evitar o entupimento da pia da cozinha. Basta adicionar água para aumentar a força e o volume do fluxo, e despejar no ralo da pia. A solução ajuda a remover gordura e restos de alimento que acumulam nos canos.

Essa medida é para prevenir eventuais entupimentos e deve ser repetida com alguma periodicidade. Ela pode não ser a solução mais eficaz para uma pia que já está obstruída.

4 – Para quem tem animal doméstico

Como já falamos, o bicarbonato de sódio absorve maus cheiros e é um ótimo desinfectante, o que faz dele um poderoso aliado para quem tem gatos em casa. Colocar uma fina camada de bicarbonato no fundo da caixa de areia onde o animal faz suas necessidades e cobrir com uma camada de seis ou sete centímetros de areia pode reduzir o odor proveniente.

Além de eficaz, o bicarbonato de sódio tem a vantagem de não apresentar odor forte como os outros produtos do mercado para essa função, que podem desagradar o animal e fazer com que ele faça suas necessidades fora da caixinha. Mas cuidado: coloque apenas uma fina camada, bem distribuída e coberta no fundo da caixa. Em grandes quantidades a substância pode ser tóxica para seu animal.

Você tem algum truque que te ajuda na hora da limpeza? Compartilhe com a gente nos comentários ou nas nossas redes sociais.

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.