A cozinha é o local da casa que requer maior cuidado com limpeza e higienização. Afinal, é lá que manuseamos os alimentos e preparamos as refeições do dia a dia. Não é por acaso que esse cômodo geralmente conta com revestimentos e pisos de cor mais clara. Isso ocorre justamente para facilitar a visualização de sujeiras.

Além de serem esteticamente indesejáveis, essas sujeirinhas que se acumulam no dia a dia podem contaminar os alimentos e, com isso, causar malefícios à saúde dos ocupantes da casa. Mas não se alarme! Com cuidados simples e mudanças de hábitos dá para manter a sua cozinha livre de ameaças. Veja abaixo algumas dicas!

Lave bem as mãos

Esse é o primeiro passo e é essencial para evitar a contaminação do ambiente, dos utensílios e dos alimentos. Além disso, o ideal é que se evite usar na cozinha itens como esmaltes, anéis ou pulseiras. É importante também que as unhas estejam sempre curtinhas ou se for o caso, fazer o uso de luvas para manusear os alimentos. 

Diga não à colher de pau

O utensílio é um dos vilões quando se fala em contaminação. Isso ocorre porque microrganismos tendem a se fixar nos sulcos da madeira. Dificilmente eles são removidos por meio da lavagem e podem sobreviver por bastante tempo. Quando reutilizada, a colher pode infectar os alimentos. Fuja dessa armadilha e prefira colheres e espátulas de silicone.

Cuidado com a contaminação cruzada

Todos os alimentos que consumimos possuem bactérias de sua própria constituição que, quando misturadas, ajudam a deteriorar o produto e facilitam a ocorrência de mutações que podem trazer prejuízos para o nosso organismo. Por isso, nunca use a mesma colher para todas as panelas e nem coloque diferentes alimentos em um único recipiente.

Atenção aos enlatados

Quando abrir um produto enlatado e usar apenas uma parte dele, nunca o devolva pra geladeira dentro da latinha. Em vez disso, transfira o conteúdo para um pote plástico ou de vidro com tampa. Dessa forma, você evita que o verniz de revestimento das latas contamine o produto. Outra dica é lavar bem as latinhas com água e sabão antes de abri-las, já que no supermercado elas ficam expostas e podem acumular sujeira.

Nunca quebre ovos na quina da pia

No caso de a pia não estar devidamente higienizada, os ovos podem ser contaminados pelo contato ao serem quebrados. Além disso, os ovos podem conter salmonela, uma bactéria que provoca diversas doenças gastrointestinais graves. Em muitos casos, o alimento contamina a pia e, por contaminação cruzada, atinge outros alimentos.

Aposente a lixeira da pia

Muita gente ainda tem aquela lixeirinha ao lado da pia. Se você também tem uma, saiba que os restos de comida depositados ali podem ser transferidos para os alimentos que estiveram na bancada da pia. Lugar de lixeira é no chão, com saco plástico trocado diariamente e pedal para acionamento sem usar as mãos.

Aposente também o pano de pia

Isso porque eles acumulam água e resíduos de alimentos, que oferecem as condições ideais para a proliferação de bactérias. O mesmo ocorre com o pano de prato. Troque esses itens por um rodinho plástico e enxugue a louças com toalhas descartáveis.

E aí, gostou das nossas dicas? Caso tenha mais alguma, não deixe de compartilhá-la conosco nos comentários abaixo!

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.