Comprar um apartamento é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa. Normalmente, essa aquisição envolve bastante determinação e planejamento financeiro. No entanto, o trabalho dos novos moradores não termina com a entrega das chaves. Desse momento em diante, é preciso começar a pensar em mobiliar o novo lar. Além da mobília, eletrodomésticos entram nessa lista.

Mas é possível adquirir tudo isso sem se endividar além da conta. Para que o seu sonho de uma casa novinha e equipada não se transforme em um pesadelo para o seu bolso, separamos as dicas abaixo.

Planeje-se

Cuidados com as compras por impulso. Normalmente, quando estamos visitando lojas, é comum nos empolgarmos com um produto ou outro. Não ceda a essa tentação e pesquise em vários estabelecimentos diferentes e também na internet.

Além disso, meça o seu espaço interno para avaliar quais móveis irão compor melhor o ambiente.

Junte dinheiro

Estabeleça quanto vai gastar com as compras e em quanto tempo consegue juntar esse valor. Com essas duas perguntas respondidas, você poderá estimar quanto precisará poupar mensalmente.

Se você tiver algum móvel ou eletrodoméstico antigo que não quiser levar para a casa nova, considere vendê-los para lojas de produtos usados ou diretamente em sites da internet. Acrescente o valor arrecadado às suas economias.

Faça listas

Tenha em mente que itens como cama, geladeira, fogão e uma bancada ou mesa para fazer refeições são essenciais. Coloque-os então no topo das suas prioridades. Depois disso, vá relacionando os móveis e eletrodomésticos que são mais importantes para o seu estilo de vida e hábitos.

Use e abuse dos sites de comparação de preços para você ter uma noção de quanto irá gastar por item e no total. Lembre-se de incluir nos cálculos as despesas com frente e montagem.

Respeite o seu orçamento

Se você juntou dinheiro e tem o montante necessário para comprar tudo de uma vez, ótimo. Aproveite para barganhar descontos para o pagamento à vista. Caso contrário, vá comprando aos poucos.

Lembre-se que é a decoração que tem que se adequar ao orçamento e não o contrário. Cruze a sua lista de compras com a sua receita mensal e vá realizando as compras de acordo com as suas possibilidades.

Busque alternativas

Comprar móveis em brechós, feiras, sites e grupos de redes sociais pode ser uma boa ideia, mas cuidado! Se você for precisar gastar em reformar o móvel, pode ser mais vantajoso comprar um produto novo.

Há sempre também a possibilidade de você mesmo montar alguns móveis com caixas de feira e paletes, que podem ser transformados em prateleiras, mesas, sofás e até camas.

Clique aqui e conheça algumas decorações práticas que você mesmo pode fazer!

 

Cuide do ambiente como um todo

Nem só com móveis e eletrodomésticos se faz uma casa elegante e agradável. Tenha em mente que uma boa pintura e uma iluminação bem feita podem dar cara nova ao ambiente.

Pesquise referências em revistas e na internet para que você consiga achar o estilo que mais combina com você. Uma dica para não gastar muito com pintura é usar uma tinta branca mais barata no fundo e depois uma tinta especial para a última camada.

 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. E se você ainda está à procura de um lugarzinho para chamar de seu, assista algumas dicas no nosso canal no youtube “ Eu quero meu apê” e descubra a melhor forma de adquirir um imóvel.

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.