Ambientes não tão amplos quanto você gostaria podem ser grandes desafios para projetistas de interiores. Afinal, o tratamento de interiores pode operar milagres? Alguns acreditam que sim. A decoração com espelhos, por exemplo, pode ser o melhor exemplo.


Cilene Monteiro Lupi https://www.vivadecora.com.br/foto/68510/quarto-de-casal-com-espelhos-na-lateral-da-cama

Quais os diferentes modelos de espelhos usados na decoração de interiores

Existem vários modelos diferentes de espelhos para decoração de interiores vendidos em lojas especializadas em artigos para casa.

Claro que também a pessoa sempre pode encomendar em uma vidraçaria uma peça personalizada, no tamanho, acabamento e, inclusive, cor que ela quiser. Afinal, existem espelhos em tom fumê, bronze e prata – que é o mais tradicional.

Os espelhos quadrados com moldura reta e lisa são as peças mais baratas e fáceis de encontrar no mercado – esse é o verdadeiro clássico da decoração de ambientes.

Agora, existem também os espelhos bisotados, sem moldura – o acabamento é feito no próprio vidro. Os espelhos redondos, que estão bastante na moda atualmente. E os venezianos ou provençais, que têm um visual antigo e bordas bem recortadas.


Raduan Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/100085/guarda-roupa-com-porta-de-correr-e-espelho
Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/132007/corredor-com-espelhos-redondos-e-papel-de-parede

Além de todos os modelos citados, há também outras variações de peças decorativas. Em algumas propostas veem-se espelhos redondos forrados com couro e com uma correia ao redor – que são popularmente chamados de “Adnet”.

Outras têm chapas completamente envoltas de luzes – assim sendo, chamadas de “camarim”. E ainda outras com formas mais criativas e ousadas, tudo de acordo a proposta.

Cada composição visual pode “pedir” um formato diferente de espelho. Interiores modernos ficam bem com peças em formato grande, geométrico e com acabamento bisotê. Já aéreas com aparência vintage ou retrô combinam melhor com peças em estilo vitoriano, por exemplo.

Optar por um ou outro modelo deve ser tarefa do decorador, que vai estudar com cuidado todas as opções.

Os efeitos dos espelhos na decoração de interiores

O espelho é um lindo material, bastante utilizado em projetos de design e arquitetura de interiores.  Ele pode ser visto empregado aos ambientes como revestimento de parede ou composição de painéis decorativos.

Mas efeito semelhante também pode ser visto em acabamentos de vasos, pés de cadeiras, bases de luminárias, tampos de mesa e mais. Só que o uso de tantos elementos espelhados tem seus prós e contras.


Átrio Engenharia e Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/154340/cimento-queimado-nas-paredes-e-espelhos
Danyela Corrêa https://www.vivadecora.com.br/foto/133540/copa-com-bancada-de-pedra-artificial-branca

Se há um motivo principal que leva os projetistas a utilizarem os espelhos este é a capacidade destes de aumentar a sensação de amplitude nos espaços. A duplicação das imagens dos móveis e ornamentos faz o cômodo parecer maior.

Outro efeito bastante positivo é o rebatimento da luz – tanto natural quanto elétrica -, fazendo o local parecer mais bem iluminado e, consequentemente, claro.

“Ambientes com o pé-direito alto são valorizados com espelhos verticais. Já em ambientes mais compridos e com o pé-direito baixo, prefira usar espelhos horizontais.” – citado em reportagem de Revista Casa e Jardim.


SA Engenharia e Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/140140/espelhos-na-sala-de-jantar

O problema do uso excessivo de peças espelhadas ou de espelhos posicionados em locais inapropriados é ter algo refletido de forma errada. Por exemplo, não se pode trazer para dentro de casa a visão de algo feio da rua, como uma lixeira.

Expor para quem estiver na sala a privacidade de alguém que está dentro do banheiro.  Ou fazer uma pessoa ficar assustada ao acordar e ver, de perto, o seu próprio reflexo.

Então, concluindo, o espelho é uma peça poderosa, coringa para a decoração de interiores.

Ele pode gerar efeitos capazes de transformar totalmente os ambientes. Só que, infelizmente, nem sempre positivos – resultado desastroso! Talvez, apenas um profissional especialista no assunto possa entender qual o limite para o emprego desse material sem comprometer o conforto de um determinado espaço.


Marina Turnes https://www.vivadecora.com.br/foto/151639/sala-de-jantar-contemporanea-com-parede-3d

Onde melhor instalar espelhos na decoração de interiores

Espelhos podem ser colocados em todos os setores de uma casa, salvo as exceções. Por exemplo, num quarto de bebê ou de criança muito pequena não se recomenda colocar peças assim.

Isso porque, nessa fase da vida, os humanos ainda não têm gravadas certas informações. Por isso, podem ficar assustados com os reflexos gerados, principalmente à noite.


Joana Deicke e Maria Manoela Bento Pereira https://www.vivadecora.com.br/foto/88323/espelho-grande
Carlos Rossi
https://www.vivadecora.com.br/foto/15435/sala-de-jantar-com-espelho

Além disso, a proposta decorativa pode se beneficiar com o uso dos espelhos. A começar pelo hall de entrada, que é sempre um ambiente pequeno, sem janela e com pouca iluminação.

Depois, a área de estar e jantar, que são espaços sociais onde a replicação das imagens é bem vinda, duplicando o perfil das pessoas e a fartura de seu alimento. Nesse ponto, a única coisa a se ter cuidado é com os reflexos na direção da TV. Fora isso, tudo certo!


Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark
https://www.vivadecora.com.br/foto/144550/etudio-moderno-com-espelhos-na-sala-e-no-quarto

Na cozinha não é muito comum ter espelhos. Algumas técnicas de harmonização de interiores indica o uso de uma peça espelhada atrás do fogão e de frente para o cozinheiro. Tem gente que acredita que isso melhoraria as energias do lar e de seus moradores.

Mas o fato é que protege a pessoa de ataques vindos por detrás dela – o que poderiam partir de uma criança tentando mexer nas panelas, por exemplo.


Danyela Corrêa
https://www.vivadecora.com.br/foto/156167/armario-espelhado-com-iluminacao-de-led
Ana Yoshida
https://www.vivadecora.com.br/foto/167708/banheiro-claro-com-iluminacao-nos-espelhos

Já nos banheiros, ter um espelho é não só comum como necessário. Esse é o local em que a pessoa pode se admirar, analisar o corpo e tomar decisões sobre sua aparência – como fazer uma maquiagem ou mudar o cabelo.

Além disso, o próprio ambiente pode parecer mais amplo, claro e limpo; e sua decoração mais agradável.


Camila Fleck
https://www.vivadecora.com.br/foto/30391/quarto-de-casal-com-luminaria-pendente-e-espelhos

E por fim, mas não menos importante, tem-se os quartos de adulto. Nesses espaços o decorador pode usar e abusar – na dose certa – dos espelhos. O material pode ser usado para cobrir móveis, como criado-mudos e roupeiro.

E ainda formar ou complementar uma cabeceira. Lembrando que espelhos no teto até parecem atraentes em motéis; mas, numa casa, podem comprometer o sono e o descanso das pessoas.


Revista Viva Decora
https://www.vivadecora.com.br/foto/13313/espelhos-podem-ajudar-a-dar-sensacao-de-amplitude
Fernanda Vieira
https://www.vivadecora.com.br/foto/19993/escritorio-com-detalhes-de-iluminacao-e-espelhos

Já definiu qual dos ambientes de sua casa vai ampliar usando espelhos? Inspire-se nessas ideias e comece essa transformação agora mesmo!

Estas dicas de decoração para ampliar ambientes com espelhos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.