Quem deseja mudar a decoração da casa, mas não tem muito dinheiro para isto, precisa apelar para criatividade. É difícil fazer uma composição bonita de forma fácil e barata.

E, com certeza, num primeiro momento, nenhuma das alternativas imaginadas pelas pessoas envolveria fita adesiva. Mas, sim, é possível renovar o visual de um ambiente com esse material.

Um rolinho de fita crepe, fita multiuso, fita de empacotamento ou fita de arroz, entre outras, pode ser utilizado na decoração de interiores.

Mas a moda da vez é usar a fita isolante – aquela velha conhecida dos que mantêm uma maleta de ferramentas para consertos de sistemas elétricos. Você imaginou que uma coisa tão inusitada assim poderia ajudar você a personalizar a sua casa? Ideia mais simples que esta não tem!

“Um artifício simples, fácil e barato para mudar a cara de um ambiente, de paredes ou móveis é usar fita isolante, fita adesiva colorida e até a conhecida fita crepe, formando figuras geométricas.” – arquiteta Karina Korn, em Revista Zap Imóveis.

Pelo que se pode notar, usar fita isolante na decoração não demanda mão-de-obra especializada. Qualquer um é capaz de atingir um lindo resultado apenas através de sua simples habilidade manual e muita imaginação.

Duvida? Veja as dicas e exemplos que selecionamos e inspire-se!

Sobre a tendência Washi Tape

A técnica ‘Washi Tape’ – também chamada de ‘Decotape’ ou ‘Tape Art’ – surgiu nos Estados Unidos e Alemanha, por volta dos anos sessenta. Na época, os artistas de graffiti urbano usaram as fitas adesivas, dentre tantas outras coisas, para expressar suas ideias e construir seus trabalhos.

Mas essa tendência só chegou quase meio século depois nas propostas de decoração de interiores. Hoje, já faz sucesso, inclusive, em propostas brasileiras.

O interessante de trabalhar com fita adesiva na decoração, é que o material é fácil de ser manuseado e aplicado a várias superfícies diferentes, sem causar muitos danos. Isso é perfeito, por exemplo, para quem mora em um imóvel locado e não pode modificar nenhum cômodo de onde mora.

Ou simplesmente para aqueles que querem criar uma decoração diferente, bem despojada e moderna.

Os decoradores já descobriram que as fitas adesivas podem oferecer-lhes muitas possibilidades. Quer dar um toque pessoal e diferente em sua casa? Passamos algumas ideias bacanas no tópico seguinte!

Como usar as fitas adesivas na decoração

Você deve mesmo abusar, sem limites, da imaginação. As fitas adesivas podem mudar o visual dos ambientes de sua casa, dos móveis aos ornamentos.

Uma opção bem legal é criar vários padrões geométricos – em linhas finas, aproveitando o formato e a espessura do material. Os mais comuns são os cubos, diamantes, cruzes, triângulos, losangos, chevron – o famoso zig e zag – e mais.

Em propostas de estilo moderno, veem-se muito as fitas sendo empregadas em trechos de paredes. Fundos coloridos combinam mais com adesivos claros, preferencialmente os brancos.

Já fundos claros ficam melhores com adesivos pretos. E em ambos os casos os adesivos coloridos – no mercado, é possível encontrar o material sendo vendido em diversos tons diferentes.

Tem decoradores que usam as fitas adesivas para criar falsos azulejos estampados. Outros as usam para personalizar portas, geladeiras, escadas, tampos de mesas, encostos de cadeiras, portas de armários e cabeceiras de camas.

E ainda aqueles que trabalham com detalhes menores na decoração, como molduras de quadros e fotografias, rótulos de potes, interruptores e bordas de caixas.

Decorar com fita adesiva sempre resulta em resultados inesperados. Geralmente, eles são muito bons, mas é preciso ter cuidado. Para que a figura dure bastante tempo, a superfície de aplicação tem de ser plana, sem ondulações ou imperfeições no acabamento.

Além disso, ela precisa ser, antes, muito bem limpa, para aderir bem a cola.

Mesmo tomando todos os cuidados, não há quem garanta que a fita adesiva, ao ser removida, não tire um pouco de tinta da parede, móvel ou objeto ornamental.

Então, se você estava pensando em usá-la para mudar o visual da decoração de sua casa, faça alguns testes antes numa área bem pequena. Assim, não haverá quaisquer arrependimentos! Ademais, seja livre para criar como quiser!

Estas dicas de decoração com fita isolante foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.