Na decoração, menos pode ser mais. Com móveis que apresentam um design mais simplificado e funcional, cores mais sóbrias, você pode apostar no estilo minimalista e dar um tom moderno e sofisticado ao seu apartamento. Além do visual contemporâneo, essa é uma escolha que ajuda a manter o espaço mais organizado, o que ajuda na rotina da arrumação da casa.

Gostou da ideia? Continue a leitura e confira 4 dicas para combinar peças e cores desse estilo no seu apartamento.

1. Invista na geometria

O minimalismo é uma forma de expressão artística e cultural que nasceu nos anos 1960. Um de seus destaques diz respeito justamente ao uso de formas mais lineares e geométricas, que caracterizam a funcionalidade e a simplicidade do modelo proposto.

Na decoração não é diferente: linhas retas devem predominar, assim como o uso de formatos mais regulares, como quadrado e triângulo. Esqueça as curvas ou as formas mais elaboradas ou volumosas e garanta um ambiente harmonioso, de inspiração genuinamente minimalista.

2. Escolha os móveis certos

Se estamos falando que menos é mais, a definição dos móveis é uma das etapas mais importantes no planejamento da sua decoração. O mobiliário deve, mais do que nunca, ser funcional e escolhido com cuidado, para que ocupe apenas o espaço essencial, sem prejudicar a circulação ou sobrecarregar visualmente o cômodo.

Além disso, cada item deve ter potencial para ajudar na organização do ambiente e compor a decoração, de acordo com o estilo proposto. Ou seja: nada de excessos ou de objetos espalhados pela casa!

Nesse sentido, uma dica preciosa é fazer um inventário de tudo aquilo que deverá ser guardado e, então, avaliar o espaço interno de armários e gavetas para escolher aquele que irá cumprir melhor a função. Nessa etapa é importante também fazer a triagem dos objetos que você realmente usa e separar o que está apenas ocupando espaço para venda, doação ou descarte. Afinal, o minimalismo também é um estilo de vida!

3. Defina a paleta de cores

Preto, branco e cinza são as cores mais usadas quando o assunto é minimalismo na decoração. Mas todos os tons que sejam básicos podem ser usados, só atente para não misturar muitas cores, já que a ideia é simplificar e não sobrecarregar o ambiente.

Vale o bege, o azul e até os tons terrosos. Para quem gosta de cores mais vibrantes, uma solução é usá-las em detalhes e adornos, como almofadas ou até mesmo a roupa de cama. Use a criatividade!

4. Fique de olho na organização do espaço

Decoração pronta? Mantenha a casa sempre em ordem! Como já dissemos acima, objetos espalhados podem comprometer a harmonia esperada para o espaço. Abuse da funcionalidade dos móveis escolhidos e mantenha as superfícies vazias, sem excessos: cada coisa em seu lugar!

Com essas ideias, já é possível começar a pensar na nova decoração do seu apartamento. Buscar inspirações em imagens que remetam ao minimalismo também é uma boa opção para iniciar essa transformação do espaço.

E você? Tem mais dicas para quem deseja apostar na decoração minimalista? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.