Você sabia que mais de 60% da população brasileira apresenta algum transtorno relacionado ao sono? A informação é do Instituto do Sono, que afirma também que as principais causas para esse problema são o estresse provocado por uma rotina desequilibrada e falhas na produção da serotonina, que é o neurotransmissor envolvido no ato de dormir.

Há no mercado uma série de medicamentos que podem devolver ao paciente os benefícios de uma boa noite de sono, mas eles são empregados em situações extremas e com o efetivo acompanhamento médico. A boa notícia é que, longe dos domínios da indústria farmacêutica, há uma infinidade de mudanças de hábitos pessoais e alterações no quarto de dormir que podem render boas e saudáveis horas de sono. Veja abaixo algumas dicas!

1 – Comece pelo básico

Evite consumir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates por, pelo menos, quatro horas antes de dormir. Essa substância tem efeito estimulante e pode interferir no seu sono. As bebidas alcoólicas, por sua vez, irritam a parede estomacal, causando desconforto durante o sono. Além disso, estimulam a diurese. Ou seja, provavelmente a pessoa irá acordar para urinar.

Outra dica que é dada por quase todos os especialistas é ir para a cama sempre no mesmo horário. Isso porque o metabolismo demora alguns dias para se adaptar a oscilações no horário do sono. Ir para a cama com a barriga cheia também é uma cilada. Procure se alimentar no mínimo três horas antes de dormir para que a digestão seja concluída antes do sono.

2 – Não se force a dormir

Se você não conseguir pegar no sono nos primeiros 30 minutos, não fique deitado na cama virando de um lado para o outro. Isso pode te deixar nervoso, aumentar seu estresse e ansiedade e, consequentemente, dificultar o seu sono. Se isso acontecer, levante e faça alguma atividade relaxante como ouvir uma música bem tranquila ou ler. Mas evite fortemente celulares, tablet, computadores e outros eletrônicos. Esses aparelhos emitem muita luz e possuem muito estímulos que podem te roubar muitas horas de sono.

3 – Cuidado com o LED

Lâmpadas de LED são ótimas porque economizam energia e duram muito mais, mas no quarto de dormir elas não são muito aconselháveis, já que imitam a luz do dia e, com isso, podem interferir no seu sono. Considere colocar em seu quarto lâmpadas de halogêneo ou incandescentes, que produzem uma luz mais aconchegante e suave.

4 – Controle o barulho

Se você mora em um grande e barulhento centro urbano ou se seu parceiro ou parceira ronca, você pode lançar mão de tampões de ouvido. Mas nem todo mundo se sente confortável com esse acessório. Se esse for o seu caso, tente ligar um ventilador ou purificador de ar no quarto. Eles criam um ruído constante que podem atenuar os outros barulhos, além de manterem o quarto com uma temperatura agradável.

5 – Crie um ambiente propício ao sono

Não há nada errado em ter cores fortes e estampas vibrantes no se quarto, mas saiba que esse estilo de decoração cria muito estímulos visuais que podem trabalhar contra o seu sono. Prefira cores mais leves, opacas ou até mesmo desbotadas, pois elas são mais relaxantes.

Você tem algum segredo para uma boa noite de sono? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

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