Há quem diga que o melhor lugar do mundo é a nossa casa. Correto, no entanto, por melhor que ela seja, ainda apresenta diversos riscos e perigos que nem sonhamos.

Reunimos neste artigo algumas dicas de acidentes domésticos mais comuns e onde eles podem acontecer no seu lar. Confira agora mesmo e saiba como se prevenir!

1 – Tenha cuidado na cozinha

Por ser um dos locais mais movimentados da casa, a cozinha é também um dos mais propensos a acidentes.

Cortes ocasionados por facas ou garfos podem ser um perigo para pessoas de todas as idades, mas, principalmente para os menores. Por isso, mantenha objetos afiados e pontiagudos bem guardados em gavetas e armários.

Outro ponto importante de ser lembrado é em relação às queimaduras. Coloque sempre os cabos das panelas para dentro do fogão e evite deixar as crianças sozinhas na cozinha quando tiver algo no fogo ou dentro do forno. Muitas vezes, os acidentes acontecem enquanto estamos distraídos.

 2 – Evite quedas nos banheiros

O banheiro também é um cômodo bem suscetível a acidentes. Por ser um local constantemente úmido, as pessoas podem se acidentar, principalmente crianças e idosos. Para prevenir quedas, é recomendável colocar barras de segurança no box do chuveiro, além de pisos antiderrapantes.

Uma questão que também deve ser lembrada no banheiro é em relação ao armário. Muito utilizado para guardar remédios e até mesmo giletes e outros objetos cortantes, é fundamental estar atento à sua altura em relação às crianças. Caso não possa colocá-lo no alto, certifique-se de mantê-lo sempre trancado.

3 – Cuidado com a água

Os afogamentos podem ocorrer em locais inesperados. Caso você tenha banheira em casa e não puder mantê-la coberta, certifique-se pelo menos que a abertura das torneiras não seja fácil para os pequenos ou mantenha o registro fechado quando não estiver usando.

Na área de serviço, evite ter baldes cheios de água ao alcance das crianças. Fique atendo também com a área da piscina. Todo cuidado é pouco!

4 – Armazene bem os produtos químicos

Ainda na área de serviço, muitos produtos de limpeza, como água sanitária e álcool, costumam ser guardados em armários baixos, o que pode ser um risco tanto para as crianças quanto para animais domésticos. Por isso, o melhor a se fazer é guardá-los a salvo de curiosos.

Caso sejam ingeridos, é recomendável ligar imediatamente para o pronto atendimento e seguir as instruções dos profissionais de saúde.

 5 – Evite os choques elétricos

Esta dica não é só para as crianças que gostam de colocar dedos em tomadas, mas também para os adultos. Evite deixar equipamentos elétricos ligados por muito tempo. Caso vá viajar, tire todos eles das tomadas, afinal, você não sabe o que pode acontecer enquanto estiver fora.

Para as crianças, esconda as tomadas visíveis e baixas ou então utilize protetores, geralmente à venda em lojas de materiais de construção e iluminação.

Se ainda assim houver acidentes, não tome iniciativa por conta própria se você não tiver conhecimento. Antes de mais nada, ligue para o pronto socorro mais próximo ou o Corpo de Bombeiros e siga fielmente as instruções.

Aprendeu mais sobre segurança doméstica? Compartilhe no Facebook e proteja outras pessoas.

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.