Dentre os mais diversos modos de fazer seu dinheiro render, está o investimento em imóveis. Confira neste artigo dicas, riscos e opções para investir seu dinheiro em imóveis e se realmente vale a pena!

 Vantagens da locação

Ao falarmos de imóveis como investimento, é comum pensarmos imediatamente na locação. Essa modalidade pode oferecer uma boa renda mensal e o proprietário continua dono do imóvel no fim do contrato.

De fato, sempre há pessoas em busca de imóveis para alugar, sejam estudantes vindos do interior, pessoas de fora do país para trabalhar, estudar e passear ou até mesmo jovens recém-casados que ainda não têm dinheiro para a casa própria.

Há ainda o fato do valor do aluguel ser reajustado anualmente pelo IGP-M, que é um dos balizadores da inflação. Além disso, você pode contratar uma imobiliária, para não ter dores de cabeça nem preocupações desnecessárias na hora de alugar.

 Riscos da locação

Por outro lado, caso você não consiga alugar o imóvel e haja um longo período de vacância, terá que continuar arcando com os custos dele. Quando o condomínio obtiver melhorias, por exemplo, você é quem cobre o valor investido.

Um segundo risco vem do desgaste no apartamento, que em longo prazo pode desvalorizá-lo. Caso você tenha o azar de ter um locatário desleixado ou sem boas intenções, ele pode fazer mau uso do seu imóvel e não pagar por isso.

 Investimentos

Quem vai investir em imóveis deve pensar, antes de qualquer coisa, nos custos que este investimento exige. Afinal, como já foi dito anteriormente, até conseguir alugar, você vai arcar com as despesas, mesmo que não tenha ninguém morando lá. Logo, o capital a ser investido inicialmente pode ser maior do que simplesmente o valor do imóvel.

Outro ponto que deve ser estudado antes de investir em imóveis é se tem público de interesse e o seu potencial perfil. Nos casos de jovens estudantes ou que estão começando as suas carreiras, por exemplo, mudar de local é bem corriqueiro. Essa alta rotatividade pode se apresentar tanto como uma oportunidade quanto como um obstáculo para você.

 Vale a pena?

Para muitos profissionais do setor imobiliário, talvez não seja tão lucrativo comprar um imóvel para alugar do que investir em alternativas, como adquirir cotas de fundos imobiliários ou aplicar o montante em renda fixa.

Uma alternativa bastante rentável, bem mais até do que o aluguel, é comprar o imóvel para depois revendê-lo por um preço maior, de acordo com a valorização do mercado imobiliário. Por ser um bem durável, é um dos modos mais seguros de aplicar o seu dinheiro e fazê-lo aumentar futuramente, principalmente com as visões otimistas da área para 2018.

Desse modo, se você realmente quiser investir em imóveis, pode escolher um deles para alugar ou revender, dependendo da sua necessidade e de como estará o mercado. 

Confira também o conteúdo, ” Como escolher o primeiro apê” . 

Deixe uma Resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.