Imóveis a venda

Na área da construção civil existem diversas ferramentas e recursos a serem utilizados para melhorar a produtividade e aumentar a eficácia de certos procedimentos. Os adesivos e selantes tem um papel importante para a fixação e selagem de diversos componentes. 

Além de utilizar na hora de construir, os selantes e adesivos funcionam também em reformas, sendo úteis para a recuperação de certas estruturas e preenchendo aberturas ou rachaduras acidentais durante alguma manutenção aquecedor a gás, por exemplo. 

Fora isso, uma outra utilidade se encontra na parte das calhas e rufos. O adesivo selante para calha é indicado para vedar a união de chapas metálicas entre si ou de chapas metálicas com concreto ou madeira. É muito flexível e de fácil aplicação, e após a sua instalação passa a repelir a água e aceitar acabamentos feitos com tinta.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar mais sobre adesivos e selantes para construção civil, suas composições e todas as suas utilidades. Confira! 

O que são os adesivos e selantes?

Na composição do produto é notável a presença de pigmentos aditivos, polímeros e cargas que modificam as suas propriedades. No mercado, eles são encontrados como produtos que funcionam pela ação de um agente endurecedor (catalisador). 

Entre os benefícios da utilização de adesivos e selantes para a construção civil, estão a redução da quantidade de pregos ou parafusos, a possibilidade de fixar objetos em madeira, metal ou gesso, redução nos riscos de rachaduras e menos barulho durante a instalação.

Para certos objetos e móveis os selantes são ótimos. Certos móveis de madeira rústica, por exemplo, podem ser devidamente montados e fazerem parte da mobília reduzindo o número de pregos e parafusos a serem colocados em sua estrutura. 

Durante o projeto é feita a escolha dos adesivos e selantes para construção civil que serão utilizados, e essa seleção é feita de acordo com as especificações e o tipo de aplicação mais adequado.

As principais diferenças entre os produtos são a presença de poliuretanos, que são produtos a base de polímeros sintéticos; silicones, a base de silício e os silicones híbridos, com produtos feitos à base de poliéster.

A classificação dos selantes pode ser feita por meio da capacidade de absorver mudanças estruturais. Em algumas situações o produto precisa estar sujeito a agentes mais agressivos, como locais feitos à beira mar. A maresia costuma danificar estruturas, por isso a necessidade da proteção.

Quais as vantagens de utilizar adesivos e selantes?

Os adesivos possuem uma função exclusiva, que é a capacidade de reduzir em 60% a quantidade de pregos e parafusos, o que reflete diretamente na diminuição dos custos e tempo de instalação.

Além disso, os adesivos e selantes servem para manutenção, possibilitando seu uso até mesmo para pequenos reparos ou atividades dentro de casa. O bom é que usar o produto descarta a necessidade de cimento, injeção de plástico ou silicone para pequenos reparos.

Os adesivos e selantes para construção civil podem ser usados tanto na área interna quanto externa, nos pisos, rodapés, além da instalação de granitos e outros tipos de pedras.

Existem diferenças na composição de cada selante ou adesivo, e a escolha do melhor é feita durante o projeto de construção ou planejamento da reforma. Essa classificação é feita por meio da capacidade do selante de absorver mudanças estruturais.

Grandes facilitadores para as obras e reformas, os adesivos e selantes para construção civil são recursos interessantes para quem deseja realizar uma obra e evitar passagens de água, juntar partes estruturais ou impedir a intrusão de sólidos, como poeira e terra em locais que eventualmente danifiquem a estrutura.